Connect with us

GERAL

Ex-brigadistas vão atuar no combate ao incêndio no Parque da Serra das Confusões, maior área de preservação da caatinga

Publicado

em

Quinze ex-brigadistas foram contratados para atuar no combate a um foco de incêndio no Parque Nacional da Serra das Confusões, no município de Canto do Buriti, Sul do Piauí. O fogo no parque completou sete dias nesta quinta-feira (16) e, desde o seu início, há 28 brigadistas no local trabalhando para extinguir o incêndio.

A Serra das Confusões é a maior área de preservação de caatinga do planeta, com 1,02 milhão de hectares, onde viveram os animais da megafauna. O lugar guarda vestígios dos primeiros homens das Américas. A ocupação mais antiga seria de 8 mil anos. A mais recente, por volta de 3,6 mil anos.

Segundo o chefe do parque, José Paes Landim Ribeiro, os novos colaboradores irão embarcar para o foco de incêndio na tarde desta quinta.

“Eles vão nos nossos veículos. Os brigadistas saem da sede, que fica em Caracol, e vão para o incêndio, sendo em Canto do Buriti. É por tempo indeterminado”, disse.

No local havia também oito servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Eles foram transferidos para Currais, onde um incêndio de grandes proporções na vegetação se alastrou e atingiu fazendas de gado da cidade.

Brigadistas percorrem até 10 km e carregam bolsa com água de 22 quilos para combater incêndio no Piauí — Foto: Reprodução/TV Clube

Brigadistas percorrem até 10 km e carregam bolsa com água de 22 quilos para combater incêndio no Piauí — Foto: Reprodução/TV Clube

Criado em 1998, o parque abrange terras de sete municípios: Jurema, Tamboril do Piauí, Canto do Buriti, Alvorada do Gurguéia, Cristino Castro, Bom Jesus e Guaribas.

Publicidade

Piauí é o estado com mais focos de incêndio em setembro, diz Inpe

Incêndio na região do Parque Nacional da Serra da Capivara, Sul do Piauí — Foto: Reprodução

O Piauí é o estado brasileiro com o maior número de focos de incêndio acumulados no mês de setembro deste ano, segundo o relatório divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nesta quarta-feira (15).

Do 1º ao 14º dia do mês, o estado acumulou 2.459 focos de incêndio. Depois do Piauí, estão Minas Gerais, com 2.430 focos, Acre com 2.278, Mato Grosso com 1.956 e Bahia com 1.935.

Fonte: G1 PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS