Connect with us

GERAL

Ex-PM que matou policial na frente do filho diz que agiu em legítima defesa: ‘só usei a arma para defender a minha vida’

Publicado

em

O ex-policial Francisco Ribeiro dos Santos Filho declarou durante julgamento no Tribunal do Júri, nesta quarta-feira (28), que atirou no cabo Samuel de Sousa Borges em legítima defesa. Ele é acusado de homicídio qualificado. A vítima foi morta na frente do filho em fevereiro de 2019.

“A acusação da forma que o Ministério Público colocou é falsa. Agi em legítima defesa. Eu tentei de toda forma evitar a situação. Não sai de casa com esse intuito. Só usei de arma de fogo para defender a minha vida”, declarou.

Francisco contou que estava indo pagar um boleto, quando foi abordado pelo cabo Samuel e ele começou a persegui-lo. “Não tinha nada que justificasse aquela abordagem. Mandei ele seguir a viagem. Como ele fez a menção de puxar a arma, eu coloquei a minha na mão. Foi quando ele começou a filmar, eu me senti ameaçado”, contou.

O réu revelou que tentou subir novamente na moto, quando o cabo tentou agarrá-lo. Os dois decidiram seguir viagem, mas houve um novo confronto mais a frente, desta vez, com a arma em punho, segundo Francisco.

“Ele começou a gravar novamente, pegou a chave da minha moto e jogou em um terreno baldio. Eu comecei a atirar e não sei onde atingiu ele. Depois, eu voluntariamente entreguei a arma para o segurança da escola”, disse.

Publicidade

Francisco contou ter usado uma pistola para atirar no cabo, mas que estava com um revólver calibre 38 na cintura. O acusado denunciou que foi ‘bastante’ agredido pelos seguranças, que o algemaram e apreenderam suas armas até a chegada do delegado Willame Moraes.

A defesa do réu alega que o crime foi cometido em legítima defesa. Contudo, o Ministério Público contesta a tese e afirma que um vídeo gravado pela própria vítima afasta a possibilidade de que o homicídio tenha sido cometido em legítima defesa.

Julgamento de ex-pm que acusado de matar cabo Samuel acontece nesta quarta (28)

https://imasdk.googleapis.com/js/core/bridge3.534.0_pt_br.html#goog_868663149Reproduzir vídeoReproduzir–:–/–:–Silenciar somTela cheia

Julgamento de ex-pm que acusado de matar cabo Samuel acontece nesta quarta (28)

O julgamento acontece no Fórum Cível e Criminal, em Teresina. Familiares da vítima aguardam o fim da audiência do lado de fora.

Entenda o caso

De acordo com a investigação do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), a vítima foi morta após ameaçar denunciar o então PM do Maranhão à Corregedoria da Corporação. Francisco Filho foi preso em flagrante.

Publicidade

No dia do crime, o acusado foi espancado por pessoas que presenciaram o assassinato. A vítima, o policial militar Samuel Borges, foi assassinado com três tiros, um deles na cabeça, na presença do filho adolescente.

Suspeito de matar policial militar na frente do filho é agredido

https://imasdk.googleapis.com/js/core/bridge3.534.0_pt_br.html#goog_868663151Reproduzir vídeoReproduzir–:–/–:–Silenciar somTela cheia

Suspeito de matar policial militar na frente do filho é agredido

Após ser preso, Francisco declarou à polícia que o motivo do crime teria sido uma discussão sobre o trânsito, mas a versão foi descartada durante a investigação.https://a9918f6981afbc29f4c4dc7ea75bc783.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Segundo o delegado Francisco Costa, o Barêtta, a discussão entre os dois policiais começou no momento em que a vítima abordou Francisco, filmando com o celular, quando percebeu que ele tinha dois volumes nas calças, que indicavam ser duas armas de fogo, e estava com uma motocicleta sem placa.

Policial filmou o próprio assassinato.  — Foto: Divulgação/Polícia Civil

Policial filmou o próprio assassinato. — Foto: Divulgação/Polícia Civil

O cabo Samuel continuou a filmar e então foi baleado com três tiros, um deles na cabeça, e morreu na frente do filho. A vítima tinha 30 anos, fazia parte do Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRone) e era lotado na Cavalaria da Polícia Militar do Piauí.

Publicidade

O policial foi velado com honras militares na sede do Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRone).https://a9918f6981afbc29f4c4dc7ea75bc783.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

O cortejo foi acompanhado por homens da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e BPRone, além dos amigos e familiares.

O policial cursava Nutrição em uma faculdade particular de Teresina, e foi homenageado por colegas de turma durante a solenidade de colação de grau.

Fonte: g1 PI

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS