Connect with us

ENTRETENIMENTO

Expedição visita patrimônio colonial e natural do Piauí

Publicado

em

A cidadania mobilizou instituições públicas e sociais no Piauí, no final de semana, com o objetivo de conhecer as belezas naturais e o patrimônio histórico e cultural da Região Norte do Estado.

A mobilização se deu através da Expedição Serra das Águas Coloniais, realizada para sensibilizar a sociedade e as instituições quanto à necessidade de preservação e aproveitamento sustentável desse acervo, que remonta ao período Colonial do Brasil.

A mobilização foi acolhida pela Universidade Federal do Piauí, formalizada como programa de extensão, e envolveu, a partir da Rede Pense Piauí, uma centena de instituições, com uma programação que abordou diversos campos do conhecimento científico e cultural.

O coordenador da Rede e da expedição, desembargador federal Carlos Augusto Brandão, informou que foram visitados patrimônios culturais e naturais que, “a despeito de seus encantos e singularidades, estão invisíveis, esquecidos dos olhares e das ações, e necessitam de urgente atenção e proteção das instituições”.

Nos dois dias de Expedição, foram visitados os municípios de José de Freitas, Batalha, Cocal, Cocal dos Alves, Piracuruca, Pedro II e Piripiri.

Publicidade

“Há uma convicção dos expedicionários nas repercussões transformadoras que se sucederão no plano prático, a partir dessa iniciativa da Rede Pense Piauí”, destacou Brandão.

Entre as visitas, destacam-se o Casarão da Fazenda Ininga (José de Freitas, instalada em 1823), as Cachoeiras do Xixá (Batalha) e do Urubu(Batalha/Esperantina), a Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Frecheiras (Cocal, datada de 1616), a Escola Augustinho Brandão (Cocal dos Alves, exemplo nacional de ensino público) e a Cachoeira do Pirapora (Cocal).

Os expedicionários visitaram também a tricentenária Igreja do Carmo e o Museu de Piracuruca, o Centro de Cultura e Eventos de Piripiri (instalado na antiga estação ferroviária da cidade), o Memorial Milton Brandão, Opalas de Pedro II e o Parque Nacional das Sete Cidades.

Durante a Expedição Serra das Águas Coloniais, houve palestras sobre os encantos do Sertão Norte do Piauí, o lançamento de livro e a redação de Cartas e requerimentos.

 

Publicidade

 

 

Fonte: Cidade Verde


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS