Connect with us

GERAL

Facebook desenvolve ferramenta que advertirá usuário em posts embaraçosos

Publicado

em

 “Você tem certeza que você quer que seu chefe ou sua mãe vejam isso?” Esta é a pergunta que o Facebook poderá lhe fazer caso você decida postar algo de que você potencialmente se arrependerá no futuro.

Segundo a “Wired”, o Dr. Yann LeCun, da Universidade de Nova York e dirigente do laboratório de inteligência artificial do Facebook, está analisando o comportamento dos usuários na rede social e trabalhando em um recurso para evitar que postem quando estiverem bêbados.

A ideia é diminuir a possibilidade de o usuário se arrepender, por exemplo, das várias fotos que poderia postar durante uma festa que se prolongou noite adentro, uma ocasião inesquecível mas que poderia ensejar imagens que talvez fosse melhor esquecer.

O Facebook espera que sua próxima funcionalidade de sucesso seja saber quando seus usuários estão se comportando mal, evitando que cometam erros num momento de embriaguez. Quando a nova função ela estiver pronta, fotos embaraçosas e inadequadas se tornarão coisa do passado.

Pesquisadores de IA nos escritórios da empresa em Nova York e na Califórnia estão trabalhando para criar essa “consciência virtual”. LeCun também prevê um mecanismo de alerta para quando outros usuários — mesmo pessoas que você não conhece — publicarem no Face fotos em que você apareça, numa tentativa de proteger sua privacidade.

“Imagine se você tivesse um assistente inteligente para mediar sua interação com seus amigos no Facebook”, disse LeCun, que não deu um prazo para seu assistente pessoal ficar pronto.

Publicidade

APRENDIZAGEM PROFUNDA

O trabalho de LeCun e sua equipe é parte de um movimento maior em direção à chamada “aprendizagem profunda”, que busca automatizar tarefas on-line por meio da repetição do comportamento das imensas redes neurais do cérebro humano.

LeCun explica que, no curto prazo, o objetivo do Facebook é criar sistemas que possam automaticamente responder perguntas simples. A empresa recentemente demonstrou uma ferramenta que “lia” um resumo da séria de livros e O Senhor dos Aneis” e depois respondia perguntas sobre os livros.

Em paralelo, o time de AI está explorando um tipo de memória artificial de curta duração para melhorar sistemas de tradução que usem “redes neurais recorrentes”. Um sistema assim poderá servir de base para um assistente digital capaz de analisar não apenas fotos, mas também outras informações postadas na rede social.

Fonte: O Globo

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS