Connect with us

GERAL

Falta estrutura em 440 escolas da rede pública estadual do Piauí

Publicado

em

No Piauí, 440 escolas da rede pública estadual estão com a estrutura comprometida. O problema afeta a educação e causa prejuízos para os estudantes.

A Unidade Escolar Helena Carvalho, no bairro Memorare, na Zona Norte de Teresina, é um dos exemplos de abandono. Cerca de 500 alunos estão matriculados na escola. No período da tarde só funciona duas turmas do ensino fundamental e as aulas acontecem nas únicas salas que não apresentam problemas estruturais.

O teto da unidade de educação está praticamente cheio de goteiras, com infiltrações no forro e em um dos pátios a cobertura feita de concreto está cheia de rachaduras. Na diretoria o atendimento teve que ser transferido para outra sala por conta dos problemas.

“Fomos obrigados a fazer atendimentos na secretaria, pois o forro apresenta infiltrações e não podemos confirmar nessa situação. Além das infiltrações, ocorre também alagamento na sala quando chove muito forte”, disse a coordenadora Adrea Sammy Mendes.

A escola é uma das 620 unidades em funcionamento na rede estadual de ensino e pelo menos 80% tem problemas e precisam de reforma. A unidade Escolar James Azevedo, no Alto Alegre, Zona Norte da capital, também está na lista.

Publicidade

A escola foi inaugurada em 1993 e até agora o local não passou por nenhum tipo de reforma e os funcionários começaram a perceber que uma parte dos alicerces do prédio começaram a ceder. Em um dos pátios o chão está afundando e existem rachaduras.

“A gente se sente insegura, em relação a estrutura física. A parte elétrica da escola também ocorrem curto-circuito, queima os equipamentos e a gente tem medo de a qualquer momento ocorrer uma coisa pior”, relatou a professora Daugilene Soares Oliveira.

Na semana passada parte do teto de uma escola no interior do Piauí desabou e deixou pelo menos 19 alunos feridos, sendo que 15 deles precisaram ser encaminhados para o hospital da cidade. O acidente aconteceu na Unidade Escolar Dona Rosaura Muniz Barreto, em São Miguel do Tapuio, localizado a 227 km ao Norte de Teresina.

De acordo com Dorival Danusio, diretor de engenharia da Secretaria de Educação relatou que muitas obras já foram retomadas. “Nós estamos providenciando a retomada das obras dessas escolas, onde 150 das 309 obras paradas já foram reiniciadas e outras ainda estamos negociando com as construtoras, pois havia construtora que a mais de ano não recebia os repasses”, afirmou.

 

Publicidade

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS