Connect with us

GERAL

Fibromialgia: entenda o que é a doença que provoca dores crônicas

Publicado

em

A fibromialgia é uma síndrome que provoca dores crônicas e generalizadas e ainda sensibilidade em partes específicas do corpo. Frequentemente essas dores vem junto com outros sintomas, como alterações do sono, fadiga, distúrbios intestinais, ansiedade e depressão. Essa condição é capaz de prejudicar a qualidade de vida do paciente, seu desempenho no trabalho, seus hábitos.

A fibromialgia afeta cerca de 2,5% da população mundial. As mulheres são as mais afetadas pela síndrome, que aparece entre 30 a 50 anos de idade. E, apesar da dor muscular generalizada, que dura uma média de três meses, não é possível identificar evidência de inflamação nos locais de dor de quem a sente.

O fisioterapeuta especialista em movimento humano, Alessio Novais, afirma que a ciência desconhece a causa real da doença. “Porém sabemos que é comum que fibromialgia se manifeste entre familiares que têm a doença, portanto pode existir certa predisposição genética”, comenta. Estão mais propensas a desenvolver o problema, pessoas que passam por stresse emocional crônico ou casos graves de traumas físicos e psicológicos.

Sintomas de fibromialgia

Os sintomas comuns da síndrome são dor por mais de três meses pelo corpo, alteração do sono e fadiga crônica, presença de pontos dolorosos na musculatura (normalmente dos dois lados), quadro de depressão ou ansiedade, alterações cognitivas e alterações do hábito intestinal são alguns dos sinais de alerta para a síndrome. Mas existem ainda a rigidez matinal, a dificuldade de concentração e memória, dor de cabeça e formigamento ou dormência nas mãos e nos pés.

Publicidade

Alessio explica que os pontos dolorosos da fibromialgia costumam surgir em um ponto do corpo e podem migrar para outras áreas. “São 18 pontos de dor em todo o corpo, sendo 9 em cada lado. Os pontos de dor são localizados na coluna cervical e torácica, pelve nádegas, cotovelos e joelhos”, alerta o especialista.

Diagnóstico

Segundo Alessio, o diagnóstico da fibromialgia é feita com base na avaliação dos sintomas do e na exclusão de outras possíveis doenças. “Até esse momento nenhum exame de imagem ou de sangue é capaz de detectar a fibromialgia. O diagnóstico é predominantemente clínico, baseado nas queixas e exame físico do paciente, testes de índice de dor generalizada”, diz Alessio, em entrevista ao Terra.

Publicidade

Fonte: Meio Norte

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS