Connect with us

GERAL

Fiéis usam redes sociais e realizam caminhada para evitar saída de padre

Publicado

em

Fiéis de Oeiras, no Sul do Piauí, estão se mobilizando por meio das redes sociais para impedir a transferência do padre da cidade. Um perfil com a hastag #FicaPadreKleyton foi criado no Facebook e também Instagran por jovens que não concordam com a saída do sacerdote. Oeiras é uma das cidades mais católicas do estado e ponto de peregrinação em diversos eventos religiosos, principalmente durante a Semana Santa.

A transferência do Padre Kleyton Vieira para a paróquia de Simplício Mendes foi anunciada no início do mês pelo bispo da cidade. Além do abaixo-assinado com mais de 1 mil assinaturas, na noite de quarta-feira (13), centenas de pessoas fizeram uma manifestação logo após a missa. Com faixas e cartazes eles pediam pela permanência do vigário.

Fisioterapeuta Ana Maria Reis, de 28 anos (Foto: Ana Maria Reis/Arquivo Pessoal)
Fisioterapeuta Ana Maria Reis, de 28 anos
(Foto: Ana Maria Reis/Arquivo Pessoal)

A fisioterapeuta Ana Maria Reis, de 28 anos, que faz parte do grupo de liturgia jovem da paróquia de Oeiras e é uma das organizadoras da campanha #FicaPadreKleiton disse que o ato é em homenagem ao reliigioso que muito fez pela comunidade.

“Ele é um padre muito carismático e cativo. As pessoas gostam muito dele e do trabalho que ele faz na cidade. Ele transmite paz e tranquilidade com suas palavras e trouxe eventos como a Missa da Cura, que há muito tempo não tinha. O trabalho também com os jovens e a comunidade tem sido muito bom”, contou Ana Maria.

O padre Kleiton Vieira, homenageado da campanha, contou ao G1 que se sente muito honrado com a mobilização e disse que recebe com muito carinho todas as manifestações. “Eu vejo que é um ato de carinho e afeto pelo reconhecimento dos trabalhos realizados. Me deixa mais feliz ainda por ter partido da própria comunidade para que eu continue com os trabalhos já iniciados”, disse.

Multidão camoinhou com faixas pelas ruas de Oeiras (Foto: Ana Maria Reis/Arquivo Pessoal)Multidão camoinhou com faixas pelas ruas de Oeiras (Foto: Ana Maria Reis/Arquivo Pessoal)

O primeiro manifesto em favor da permanência do padre na cidade foi um abaixo assinado que reuniu mais de mil assinaturas em apenas dois dias. A campanha ganhou também as redes sociais e uma página na internet foi criada com postagens de fieis exibindo a hashtag #FicaPadrePedro. Semana passada, os fieis se reuniram com o bispo de Oeiras, Dom Joarez, que ouviu todas as argumentações.

Fiéis fizeram uma manifestaçao pedindo para Padre ficar (Foto: Ana Maria Reis/Arquivo Pessoal)
Fiéis fizeram uma manifestaçao pedindo
(Foto: Ana Maria Reis/Arquivo Pessoal)

Mas segundo o padre Kleiton, o documento de Provisão, que trata sobre o tempo de permanência do padre em uma comunidade e que é regido pelo Código Canônico, que rege as regras da Igreja Católica, já estava chegando ao fim.

“O direito canônico só permite por seis anos, mas cada diocese pode seguir suas normas internas, e isso depende de cada bispo. A Provisão de Oeiras é de apenas seis anos, pode ser renovado, mas o desejo do bispo é que eu seja transferido”, disse.

Publicidade

Os moradores de Oeiras ficaram sabendo da saída do padre Kleiton durante uma missa há duas semanas. Uma das fiéis que também aderiu à organização da campanha foi Nadia Lima, a fieil que leu a carta do bispo que anunciava a transferência do padre para outra cidade durante a missa no município.

Ela conta que o padre conquistou muitos pessoas da comunidade e teme que com sua saída, os fiéis deixem de frequentar a paróquia. “Ele conquistou vários fiéis para a igreja e não deu tempo dele realizar todos os projetos. Não queremos que o padre Kleiton se eternize na nossa cidade, só pedimos pelo menos mais um ano para que ele cumpra a sua missão aqui. Já ouvi várias pessoas ameaçar deixar a igreja se ele for embora”, declarou.

O G1 tentou contato com o bispo de Oeiras, Juarez Sousa da Silva, mas não obteve retorno.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS