Connect with us

GERAL

Fogo em entulho lidera ocorrências do Corpo de Bombeiros em Picos

Publicado

em

O Corpo de Bombeiros vem realizando há alguns anos uma série de ações educativas a cerca dos perigos provocados pelas queimadas. A medida tem atingido as mais diferentes camadas da sociedade picoense, porém, os focos de incêndio, principalmente nos meses mais quentes, têm liderado as ocorrências da corporação.

Durante o mês de agosto foram registradas 43 ocorrências relacionadas a fogo no município, 34 delas foram incêndio em entulho, a maioria presente em terrenos baldios.

Dados da corporação apontam que de janeiro a agosto deste ano já foram registradas 122 ocorrências relacionadas a fogo nas zonas urbana e rural de Picos.

De acordo com a capitão do Corpo de Bombeiros de Picos, Ana Cléia Diniz, no ano passado foram atendidas 499 ocorrências de grande porte relacionadas a incêndio em Picos e região.

Outra media tomada pelo Corpo de Bombeiros foi o lançamento do Plano de Contingência a Queimadas ano 2017, que estabelece um trabalho de prevenção envolvendo os mais diferentes órgãos públicos.

Publicidade

Corpo de Bombeiros dá dicas de como prevenir incêndios

Com o fim do mês de agosto e o início do b-r-o-bró, os índices de foco de incêndio aumentam. A baixa umidade relativa do ar e as temperaturas elevadas no Piauí tornam o ambiente propício para queimadas acidentais e criminosas. Com isso, as ocorrências registradas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Piauí se multiplicam, e a corporação não mede esforços para poder atender todos os casos.

Para se prevenir de incêndios a população deve evitar qualquer tipo de queimada entre os horários de 10h às 16h. “É normal que devido à falta de saneamento e abandono em alguns terrenos, a população use o fogo para se defender de pragas, doenças e até mesmo dos bandidos que usam a vegetação como esconderijo” como conta o major Veloso, representante do Corpo de Bombeiros.

Em caso de queimadas, o ponto inicial de segurança, é ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiros, e retirar tudo que for inflamável de perto do foco de incêndio. “Para ajudar, a população pode utilizar sistemas de irrigação e resfriamento de telhados para proteger os patrimônios pessoais” comenta o major.

Fonte Grande Picos

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS