Connect with us

GERAL

Fórum Estadual vai potencializar energias renováveis no Piauí

Publicado

em

Com o objetivo de ampliar ainda mais a eficiência energética do Piauí, foi lançado nesta quinta-feira (28), o Fórum Estadual de Energias Renováveis. O Piauí já se configura como o terceiro maior produtor de energia fotovoltaica do Brasil e é o único da Federação a produzir mais energia limpa do que a quantidade de energia que consome. O fórum é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mineração, Petróleo e Energias Renováveis; em parceria com a Comissão de Matrizes Energéticas e Energias Renováveis da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí (OAB-PI).

“Nós consumimos em torno de 800 MW e já produzimos mais de 1000 MW em energia limpa. Nenhum estado da Federação consegue fazer isso, e nós já conseguimos isso hoje”, afirma o secretário de Estado da Mineração, Petróleo e Energias Renováveis, Luís Coelho.

De acordo com o gestor, a centralização das ações energéticas que são realizadas no Piauí é primordial para o desenvolvimento do consumo em matrizes de energia renovável. “Nós temos que ter todas essas informações centralizadas no fórum. Afinal, o Piauí está crescendo no cenário nacional, significa que em breve podemos ser o primeiro da América Latina. Agora é preciso que tenhamos uma coordenação. O fórum visa justamente isto, reunir todas as entidades, desde as financeiras, as associações e entidades universitárias para que possamos aprimorar nossa eficiência energética e com ela abastecer nossas cidades”, pontuou o secretário.

Forum Estadual de Energias Renováveis( Foto: Francisco Gilásio)

O Fórum de Energias Renováveis do Piauí acredita também que o Brasil precisa repensar sua matriz energética. Para os membros, é preciso deixar de priorizar a cultura baseada no consumo de combustíveis fósseis, como é o caso do petróleo, e buscar fontes de energia limpa e renovável, que tenham compromisso com as futuras gerações. “O Piauí é pródigo nessas energias, principalmente a solar e a energia eólica. Acho que o fórum é importante para fomentar essa produção de energia. O Piauí tem potencial e resultados nessa área. A partir de um modelo que dê segurança aos investidores, eu acredito que o estado vai se destacar ainda mais enquanto polo de desenvolvimento desse tipo de energia”, declarou o presidente da OAB-PI, Chico Lucas.

Com a formação do fórum, a área de captação de energias renováveis passa a contar com uma ferramenta de fiscalização e controle que dispõem de mecanismos jurídicos e legais garantidos por meio dos órgãos responsáveis pela fiscalização do setor no estado. Além do governo estadual e da OAB, instituições como a APPM, Alepi, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica, Eletrobrás, Chesf, Associação Industrial (AIP), Federação das Indústrias (Fiepi), Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapepi) e universidades, dão corpo ao fórum.

Publicidade

Secretário da Mineração, Luiz Coelho( Foto: Francisco Gilásio)

De acordo com o diretor da Omega Energias Renováveis, Gustavo Matos, o fórum estadual cria ainda espaços de diálogo entre o Estado e as empresas do setor. “O empresariado poderá contribuir repassando as principais demandas das empresas do ramo. Vamos orientar os mecanismos públicos explicando, por exemplo, o que os investidores precisam na questão de licenciamento e ações”, exemplifica Gustavo.

Governo do Piauí

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS