Connect with us

Araripina

Fungos dizimam plantações de mandioca na Chapada do Araripe-PE

Publicado

em

Produtores de mandioca estão enfrentando grave problema com um tipo de fungo que está degradando plantações na região da Chapada do Araripe, no estado de Pernambuco. A praga passa por Salitre-CE, Distrito de Serrolândia-PE e está chegando em Araripina-PE.

Ainda é desconhecido o que realmente está causando a perda. O que se sabe é que plantações são acometidas por um fungo devido o alto índice de umidade. “Existe umas espécies que são mais frágeis e outras mais resistentes. A nossa é frágil para o fungo”, explica o produtor Carlinhos de Mário Gomes.

De acordo com o produtor rural conhecido como Carlinhos de Mário Gomes, da cidade de Araripina no Pernambuco, a área que faz plantio da mandioca corresponde a 300 ha aproximadamente. Ele disse que a colheita deste ano já está totalmente afetada. Para a próxima colheita, a maior parte já foi atingida pelo fungo.

O produtor consultou José Tavares, que é engenheiro agrônomo do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Carlinhos relata que Tavares recomendou que a melhor forma até o momento é deixar de plantar na área atingida porque, caso haja apenas uma raiz de mandioca plantada próxima ao local atingido pelo fungo, existe possibilidade grande de ser contaminada.

“Quando a gente percebe já está contaminada a planta e não tem mais o que fazer. O prejuízo é incalculável”, disse.

Publicidade

O produtor citou que duas espécies estão sendo atingidas. Segundo Carlinhos, a mandioca de raiz sofre perda de 30% do rendimento porque ela fica quase morta e vai sugar a água para tentar se sustentar. Já a mandioca nova quando está em fase inicial de crescimento e é acometida, termina morrendo. Quando está em fase mais avançada, no período de criação de força para sustento, que é acometida pelo fungo, reduz o tamanho ficando quase igual com o chão, perdendo a força.

“Não sabemos se haverá recuperação da plantação. Em toda a região de área plantada o prejuízo é de milhões”, lamenta.

Carlinhos avalia que uma tarefa de terra plantada de mandioca sadia desde o mês de janeiro custa aproximadamente R$ 400,00 (quatrocentos reais).

“Com essa doença não chega a preço nenhum. Ninguém tem coragem de comprar. No momento, o prejuízo é total nas mandiocas recém-plantadas. Nas que vão ser colhidas a perda é de 30 e pode chegar até 40%”, explicou.

 


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS