Connect with us

GERAL

SÃO JULIÃO | Gestão de Dr. Samuel promove palestra de prevenção e combate à incêndios florestais

Publicado

em

A gestão “O Povo é o Poder” do prefeito de São Julião, Dr. Samuel Alencar, promoveu uma palestra nesta segunda-feira (29), sobre incêndios e queimadas, prevenção e combate, ministrada pelos soldados Afonso e Barros, do Corpo de Bombeiros.

O evento realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Meio Ambiente, aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e reuniu estudantes da rede de ensino do município, professores, diretores de escolas, coordenadores, secretariado que compõe a administração, entre outros.

A abertura do evento ficou a cargo do professor Neto que agradeceu ao público presente pela participação em nome da Secretaria de Meio Ambiente, que tem à frente o secretário Ramon Luz.

Professor Neto faz abertura do evento e convoca autoridades para mesa de honra

O prefeito Dr. Samuel Alencar, fez uso da palavra e agradeceu a participação de todos, bem como a presença dos palestrantes. Em seu pronunciamento ressaltou a importância da preservação do meio ambiente, e do país em que vivemos.

Em seu pronunciamento Dr. Samuel destacou que, de cada cinco pessoas que colocam alimento no mundo, uma delas está no Brasil.

“O país que mais preserva suas matas e principalmente a floresta amazônica somos nós. Cada dia a gente está mais assíduo nessas conquistas de produção e por preservação do meio ambiente. Isso é de suma importância para a gente”, destacou o prefeito Samuel Alencar.

Ramon Luz que é secretário de Meio Ambiente, fez uso da palavra onde saudou todo o público presente.

Os soldados do Corpo de Bombeiros explicaram métodos de evitar e combater incêndios florestais. Além disso, em casos de conhecimento da autoria de pessoas, existem várias punições em queimadas criminosas, dependendo do tipo de degradação gerada.

A Lei 9.605 de Crimes Ambientais prevê pena de multa ou reclusão e também o Código Penal no Art. 250 prevê a colocação de fogo de forma criminosa.

Publicidade

Os ministrantes das palestras fizeram orientações e destacaram que quando verificado/presenciado alguém colocando fogo é importante que façam a denúncia para que essa pessoa seja punida, assim como também acionem a equipe do corpo de bombeiros através do telefone 193 para o controle das chamas e evitar assim que o incêndio não seja propagado causando várias destruições.

A caça de animais silvestres, bem como queimadas para limpar terrenos e fazer pastos, retirada de mel de forma rudimentar, estão entre os principais causadores de incêndios florestais.

Entre os métodos para o combate aos incêndios e extinção do fogo estão: retirada ou controle de material, resfriamento e abafamento.

É importante que seja averiguado após o combate ao fogo, o perímetro onde deve ser feito a procura de material incandescente, bem como conduzir este material para o meio da parte queimada, além do processo de vigília para evitar o reaparecimento de chamas.

Estiveram presentes na palestra, o prefeito, Dr. Samuel Alencar; os secretários: Thaíse Fontes (Assistência Social), Ramon Luz (Meio Ambiente), Valdinara Rodrigues (Educação), representando os demais secretários; Lorydânia Sousa (Analista Ambiental), Lourival Barbosa (coordenador de Meio Ambiente), Ana Célia (Desenvolvimento Rural), demais autoridades do município e o público-alvo.

Veja mais fotos

Facebook

MAIS ACESSADAS