Connect with us

GERAL

Gestão de Djalma promove a XIV Festa e Missa do Vaqueiro e do Agricultor de Monsenhor Hipólito; fotos

Publicado

em

O vaqueiro e o agricultor são importantes símbolos do sertão e da cultura nordestina e em homenagem a esses personagens, a Prefeitura de Monsenhor Hipólito através das Secretarias de Cultura e Agricultura, promoveu neste domingo (08) a XIV Festa e Missa do Vaqueiro e do Agricultor.

Neste ano o evento foi realizado com o tema “Novos tempos, velhas lutas. O sertanejo hipolitano reacende a coragem e continua a sua labuta de vida”, onde reuniu centenas de vaqueiros e agricultores do município e de cidades da região, além dos aboiadores Romário Aboiador (Campos Sales-CE), Clezim Aboiador e Muderno Aboiador, ambos de Ouricuri, no Pernambuco.

A programação iniciou logo às 05h com alvorada, café da manhã oferecido pela gestão “Servir ao povo” e abertura oficial no bairro Trizidela onde aconteceu a concentração.

Em seguida o prefeito Djalma fez abertura oficial e os cavaleiros seguiram pela avenida Sérvio Gomes, Norberto Gomes, até a Igreja Matriz de Santa Ana, onde aconteceu a missa celebrada pelo padre Antônio Mendes, pároco de Monsenhor Hipólito.

Imagem registrada do primeiro andar da Igreja Matriz
Padre Antônio Mendes celebra missa do vaqueiro em Monsenhor Hipólito

Após o ato religioso foi servido um farto almoço no CCI para mais de 1.000 participantes.

Foto por Edvarton Cavalcante

Na ocasião houve o sorteio de mais 30 brindes e animação musical com muito forró.

Foto por Edvarton Cavalcante

O evento foi prestigiado por lideranças políticas do município entre vereadores, secretários e os pré-candidatos Tales Coelho (a deputado estadual) e Joel Rodrigues (a Senador).


CONTEÚDO RELACIONADO

FOTOS | XIV Festa e missa do vaqueiro e do agricultor de Monsenhor Hipólito

Publicidade

O prefeito Djalma Policarpo disse em entrevista que a realização do evento é uma homenagem ao homem do campo e uma forma preservação da cultura nordestina e tradição hipolitana.

“Nada melhor do que depois dessa pandemia, a gente valorizar nosso vaqueiro e o agricultor. Estamos valorizando com esse belíssimo evento cultural e também com ações efetivas de interesse da agricultura familiar. Uma participação muito importante, uma adesão de todos”, destacou.

Djalma destacou ainda mais um suporte ao agricultor hipolitano. Ao assumir o município, a gestão “Servir ao povo” regularizou o programa Garantia-Safra que contava com 500 famílias e ampliou para 929 agricultores familiares.

“A prefeitura já pagou a terceira parcela da contrapartida em torno de R$ 50 mil. A possibilidade dependendo da perda safra é que cada agricultor receba o valor de R$ 850 reais”, destacou o prefeito de Monsenhor Hipólito.

Neste domingo (08), foi celebrado também o Dia das Mães. Sobre o evento a secretária de Agricultura de Monsenhor Hipólito, Isabel Feitosa, destacou que foi unida a comemoração das mães com o Dia do Vaqueiro no município.

“Estou muito feliz por esse evento e pelo prefeito Djalma continuar com essa cultura maravilhosa que anima o homem do campo, valoriza e se torna uma diversão”, disse a secretária Isabel.

A secretária de Cultura, Monsenhor Hipólito, Ildiete Policarpo, esteve presente e destacou a importância do evento.

“É de grande importância homenagearmos vaqueiros e agricultores que têm papel fundamental na nossa cultura. São personagens que carregam consigo bravura, coragem e determinação. Quero desde já parabeniza-los e agradecer ao prefeito Djalma por sempre apoiar e valorizar o homem do campo. Ao mesmo tempo parabenizo todas as mamães pelo seu dia”, declarou Ildiete destacando a parceira entre Prefeitura e as Secretarias de Cultura e Agricultura.

Na chegada dos cavaleiros à Igreja Matriz, segurando a bandeira de Monsenhor Hipólito, a aluna Yara Silva, 10 anos, estudante do 5º ano da escola Judith da Silva Lima, em homenagem ao vaqueiro e o agricultor, recitou o poema intitulado Guerreiros do Riachão.

Publicidade

A XIV Festa, presenteou os vaqueiros mais antigos do município que estão ainda exercício. Um deles é o servidor municipal aposentado, o vaqueiro Elias José do Anjos, 61 anos, conhecido como Elias de Zé Preta.

“Nasci labutando com gado e desde minha infância que crio gado. Tenho orgulho de ser vaqueiro e para mim é um dia que me sinto feliz. Na casa de Deus a gente encontra com os amigos, autoridades, com o poder público, gestores que cuidam dessa festa. A gente tem que agradecer e pedir a Deus saúde, paz e bom inverno, e agradecer a imprensa. Sou muito orgulhoso”, disse o vaqueiro Elias elogiando a gestão municipal e a imprensa por dar importância e valorizar a cultura do homem do campo.

Vaqueiros são presentados com comidas típicas na Igreja Matriz

A XIV Festa e Missa do Vaqueiro e do Agricultor homenageou os aniversariantes do dia e saudosos hipolitanos.

O pai do prefeito Djalma, Miguel Policarpo do Carmo celebrou 90 anos de vida e foi homenageado pela esposa, filhos e netos.

Autoridades hipolitanas em frente à Igreja Matriz com a foto de Miguel Policarpo, pai do prefeito Djalma

Odete Anísia completou 77 anos de idade. Ela que é devotada da padroeira Santa Ana e doadora da imagem da santa à Igreja Matriz, revelou com grande emoção o sentimento de celebrar o aniversário na data em que é comemorado o Dia das Mães.

“Estou me sentindo super feliz em ser mulher e ser mãe. Uma das missões mais sublimes do mundo dada por Deus é ser mãe, gerar vidas. É uma felicidade em dose dupla. Maio é o mês das mães, de Maria, das flores, um mês abençoado. Quero agradecer a Deus por esse momento feliz”, revelou a aniversariante.

O ex-prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, pré-candidato ao Senado Federal pelo Partido Progressistas, prestigiou o evento e reafirmou apoio a gestão municipal.

“É uma felicidade estar aqui com vocês podendo participar desse grande momento e seguir firme nessa caminhada por nosso Piauí”, disse Joel.

O pré-candidato a deputado estadual, Dr. Tales Coelho, esteve presente e afirmou trabalhar pelo povo hipolitano.

“É uma realização que o prefeito Djalma reacende a cultura do nordeste com a festa do vaqueiro, uma tradição do nosso nordeste. O Djalma é um prefeito trabalhador que traz muitas obras para o município e que vai trazer muito mais. Sou o amigo de Djalma e do povo hipolitando e vamos trabalhar por Monsenhor Hipólito”, afirmou o pré-candidato Tales.

Compareceram ao evento, além prefeito Djalma e a primeira-dama Josefina Policarpo; o ex-prefeito Timá, os secretários: João Batista (Finanças), Joyce Bezerra (Governo), Ildiete Policarpo (Cultura), Isabel Feitosa (Agricultura), Maria Ilzete (Coordenadora de Cultura), Maria Dalana (Coordenadora do CRAS), Luana Fernandes (Coordenadora Geral de Educação), e os vereadores Mário Michelim, Clemilson, Senhor de Bento, Valtanha Rocha, Doracelma Policarpo, os pré-candidatos Dr. Tales Coelho (deputado estadual), Joel Rodrigues (Senador),

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS