Connect with us

Fronteiras

Gestão de Eudes realiza capacitação para mães de autistas em Fronteiras

Publicado

em

A Prefeitura de Fronteiras através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania – SMASC, em parceira intersetorial com as Secretarias de Educação e Saúde, Grupo de Mães Especiais, Rede Assistencial do Município e Equipe Selo Unicef (Ed.2021-2024), realizaram uma capacitação sobre Autismo.

A capacitação aconteceu nos dias 26 e 27 de agosto de 2022, no Auditório Dona Quinô com o tema “Lugar de autista é em todo lugar”.

Nesta sexta-feira (26), a programação trabalhada das 18h30min às 21h, abordou sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), conceitos e princípios da análise do comportamento, e a intervenção ABA para o Autismo.

A capacitação foi trabalhada por Salma Suellen Leal, que é graduada em Psicologia pelo Centro de Ensino Unificado do Piauí e atua na clínica com crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista.

Ela falou sobre sinais e sintomas e como a família e comunidade podem fazer para proporcionar o desenvolvimento de pessoas com autismo e melhorar a qualidade de vida.

“A gente sabe que muitas famílias precisam de suporte para proporcionar desenvolvimento e inclusão das pessoas com autismo e trazer essa capacitação tanto para profissionais como para família. É extremamente importante”, frisou a psicóloga.

Salma Suellen é especialista em Análise do comportamento pela Faculdade Inspirar. Possui especialização em Intervenção ABA para autismo e deficiência intelectual pelo Child Behavior Institute of Miami (USA). Além disso é mestre em Biotecnologia com ênfase em neurociências pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

O prefeito Eudes Ribeiro, participou da capacitação. Essa é uma das iniciativas da gestão “Construindo um novo tempo” que abraçou a causa ao ter a primeira reunião com mães de filhos autistas ainda em abril.

Publicidade

“Esse projeto nasceu do coração de Deus porque de tudo que já fiz na gestão nos dois mandatos e nesse terceiro, esse é o que está mais mexendo comigo, com nosso emocional, nos levando a condição de agir rápido. É um momento especial porque se trata de crianças autistas. Nós como gestor entendemos que podemos avançar e ajudá-los. Assim nós iremos fazer e vou agir. Essa será uma prioridade. É um projeto que irá proporcionar e dar visibilidade ao sentimento como gestor e espero que essa obra já seja inaugurada no próximo ano”, disse.

Fabiana é membra do grupo de mães especiais de Fronteiras.

“Esse é um momento ímpar porque a gente tem buscado ajuda do prefeito e ele tem se mantido disponível a nos ajudar com a sala de atendimentos. Agora está proporcionando esse momento de formação. Só temos a agradecer nesse importante momento. Muito gratificante esse momento”, revelou Fabiana.

O psicólogo Anderson, que é coordenador da sala de atendimento às crianças especiais presenciou a capacitação. Ele destacou que é importante desmitificar e conhecer tudo que envolve o autismo como um transtorno do neuro-desenvolvimento que merece atenção devida.

“Dar essa informação devida sobre o que é autismo e as práticas científicas eficazes, penso ser a melhor maneira de formar equipe para trabalhar com essas crianças e informar professores e demais profissionais do município para receber essa criança da melhor maneira possível. Esse momento é histórico porque a gente tem um número massivo de crianças que precisam ser incluídas no ambiente escolar. Essa iniciativa é histórica porque poucos municípios se propuseram a fazer. Fronteiras dá esse ponta pé inicial de maneira extraordinária”, destacou.

A formação teve continuidade neste sábado (27), com avaliação comportamental, elaboração e implementação de programas de ensinos e o manejo de comportamentos inadequados. No encerramento de acordo com a programação, aconteceu a orientação parental.

Fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS