Connect with us

GERAL

Governo anuncia hoje Plano Safra da Agricultura Familiar

Publicado

em

As medidas que compõem o Plano Safra da Agricultura Familiar (Pronaf) 2015/2016 serão anunciadas hoje pelo governo federal. Entre elas estão os novos critérios do Seguro da Agricultura Familiar (Seaf), do Programa Garantia-Safra, da ampliação da assistência técnica para as famílias de agricultores e o volume de crédito.
Em maio, a presidenta Dilma Rousseff havia anunciado a concessão de pelo menos R$ 25 bilhões ao Pronaf. Na sexta-feira (19) ela disse que o volume de recursos do Plano Safra da Agricultura Familiar 2015/2016 – que será lançado na próxima segunda-feira (22) – será 20% maior que o da última safra (2014/2015). No ano passado, o Plano Safra da Agricultura Familiar recebeu recursos da ordem de R$ 24,1 bilhões.
Dilma fez o anúncio em discurso, durante a inauguração do complexo acrílico da multinacio-nal Basf, em Camaçari, na Ba-hia. “Estaremos lançando na se-gunda-feira o Plano Safra da Agricultura Familiar, que vai ter um aumento de seus recursos em 20%. Vamos garantir que continuemos a fornecer alimentos de qualidade para a mesa dos brasileiros”, disse ela.Dilma listou o Plano Safra da Agricultura Familiar, o Plano de Investimentos em Logística, anunciado há duas semanas, o novo plano de exportações (ainda sem data de lançamento) e a terceira etapa do Programa Minha Casa, Minha Vida como medidas da “agenda do futuro” do país, para ajudar na retomada da economia, após o ajuste fiscal.
A agricultura familiar, de acordo com o último Censo Agrope-cuário, é responsável por 74% da mão de obra no campo de um total de 16 milhões e 500 mil postos de trabalho rurais, além de contribuir com 33% do valor bruto da produção agropecuária, de acordo com dados do último censo agropecuário.
O Ministério da Defesa informou que vai adquirir alimentos produzidos pela agricultura familiar, no âmbito do Plano Safra 2015/2016. Os produtos abastecerão os restaurantes da administração central e de organizações militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica localizadas em Brasília.
Assentar famílias com dignidade- O titular da pasta de Desenvolvimento Agrário destacou o empenho do governo federal para mapear famílias em acampamentos para atender a meta de assentá-las com dignidade até 2018. Atualmente, o levantamento contabiliza 60 mil pessoas cadastradas. A expectativa é de expansão deste número, graças a trabalho realizado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social.
“Sabemos que é um objetivo ousado, mas estamos trabalhando boas parcerias. E é o nosso desejo é não termos mais nenhuma pessoa, especialmente nenhuma criança, embaixo da lona ao final do mandato da presidenta Dilma Rousseff.”

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS