Connect with us

GERAL

Governo vai arrendar terras do Estado para cobrir o rombo da previdência

Publicado

em

O superintendente de Previdência da Secretaria de Administração e Previdência, Marcos Steiner, disse ontem (29), ao tomar posse, que o Governo do Estado vai arrendar algumas terras do Estado de forma a fazer caixa para cobrir o rombo da previdência estadual, que hoje chega a R$ 57 milhões mensais.

“O Interpi (Instituto de Terras do Piauí) está fazendo um levantamento das terras que temos regularizadas. A ideia é arrenda- las para empresários. Nós vamos também atrás de bancos públicos, como o Banco do Brasil, para que sejam liberados financiamentos, como forma de atrair empresas”, disse Steiner, durante solenidade no Palácio de Karnak.

O déficit da previdência estadual é de R$ 57 milhões mensais. Isso acontece porque o dinheiro recolhido dos servidores estaduais através do antigo Iapep não é suficiente para cobrir as despesas do órgão com previdência. Por conta disso, o Governo do Estado é obrigado a retirar recursos próprios para o Iapep, para que possa pagar os benefícios aos servidores. 

O rombo na previdência estadual levou o Governo do Estado a extinguir o Iapep, Instituto de Assistência Previdenciária do Estado do Piauí. Desde ontem, o órgão passou a se chamar Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí (Iaspi), sendo responsável apenas pelos planos Iapep-Saúde e Plamta.

“A ideia de separar a previdência da saúde é porque teremos uma equipe agora só pensando em solução para a previdência, enquanto o Iaspi ficará apenas com a saúde. Com um grupo cuidando somente de setores específicos, teremos mais chances de encontrarmos solução para o problema da previdência, que não é somente do Piauí, mas mundial”, concluiu Steiner.

Publicidade

Por: Robert Pedrosa- Jornal O Dia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS