Connect with us

GERAL

Hambúrguer de lentilhas é saboroso e saudável

Publicado

em

Quem disse que a comida vegetariana é chata? Existem muitas alternativas deliciosas sem carne. Uma delas é o hambúrguer de lentilhas, uma forma diferente de desfrutar de um prato nutritivo e, principalmente, delicioso

Cultivada há 8 mil anos, de acordo com descobertas arqueológicas, a lentilha é um alimento muito importante na base alimentar de vários povos. Ela foi, inclusive, citada na bíblia. Assim, vai muito além das superstições de ano novo

Propriedades

A lentilha é rica em fibras e ainda ajuda a complementar a necessidade proteica na dieta de quem não come carne. Além disso, possui carboidratos de baixo índice glicêmico, ou seja, que não causam pico de glicose no sangue.

Ela também é fonte de ferro, mas, para potencializar sua absorção, combine seu consumo com fontes de vitamina C, como suco de laranja ou gotas de limão.

Publicidade

Modo de preparo

O ideal é deixar a lentilha de molho na água por 8 horas antes de cozinhar. Feito isso, cozinhe ela na pressão com quatro xícaras de água por 5 minutos para que ela fique mais macia. Adicione o alho, a cebola, o cheiro verde, o azeite, o sal, tempere com cominho a gosto e misture tudo. Acrescente a farinha de trigo integral aos poucos, até dar o ponto de modelar. Modele os hambúrgueres com cerca de 1,5 cm de espessura. A receita rende cinco hambúrgueres.

Coloque os hambúrgueres em uma forma untada ou com papel manteiga e leve ao freezer por uma hora. Retire com cuidado, leve para assar em uma assadeira antiaderente com um fio de azeite, e vire quando estiver bem dourado. Sirva com pão integral.

Acompanhamentos

Você pode montar seu lanche do jeito que preferir. Uma opção é completar o prato com tomate, cebola roxa, ketchup e broto de alfafa. Outra forma é utilizar maionese de tofu e espinafre – mais simples, mas não menos delicioso.

Publicidade

 

 

Fonte: Estadão Conteúdo


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS