Connect with us

GERAL

Hemocentro de Picos registra baixo estoque; Campanha será realizada em novembro

Publicado

em

Doar sangue é um gesto de solidariedade, e com essa simples atitude é possível salvar muitas vidas. É com esse ato nobre que o Hemocentro Regional de Picos realiza periodicamente campanhas de conscientização para a doação de sangue.

Segundo a assistente social Valdênia Leite, o Hemopi se encontra atualmente com o baixo estoque de sangue. “Com a chegada dos meses que antecedem o final do ano, geralmente os doares tem receio de doar sangue devido as festas e simplesmente não aparecem. O número maior de doares que aparecem nessa época são os doadores de reposição, que são aquelas pessoas que vem doar sangue por causa de um parente internado que precisam de transfusão sanguínea”.

Ainda de acordo com Valdênia Hemopi se encontra com dificuldades, pois nem todo o sangue que é doado pode ser transfundido, pois muitos deles apresentam problemas.

“No hemocentro as pessoas aptas a doar sangue passam por uma série de exames e respondem a um questionário, em seguida passam pela triagem clínica, após a avaliação será possível ou não a doação de sangue. Mulheres podem doar a cada três meses e homens após dois meses da última doação”, ressalta a assistente social.

A próxima campanha será realizada pelo Hemocentro acontecerá no mês de novembro, em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue. A mesma será realizada das 08h00 às 17h00.

Publicidade

Para doar sangue é preciso:

Ter entre 18 e 68 anos. (menores de idade podem doar com permissão dos pais ou responsáveis);

Pesar a partir de 50 quilos;

Não ter contraído Hepatite ou doença de Chagas;

Não ter doenças sexualmente transmissíveis;

Publicidade

Estar com os documentos em mão.

Não fumar e estar há 12 horas sem consumir bebida alcoólica.

Estar 12 meses sem realizar tatuagem

Fonte: Picos40Graus

Foto: Jesyka Mayara

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS