Connect with us

GERAL

Hemopi convida LGBTs a doar sangue após ampliação de critérios: ‘conquista de todos’

Publicado

em

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) convida as pessoas que eram impossibilitadas, por normas do Ministério da Saúde (MS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de doar sangue, como homens gays, bissexuais e mulheres trans, para fazerem doações, agora que os critérios foram ampliados devido a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em publicação nas redes sociais, o Hemopi afirmou: “A diversidade agora pulsa na veia. Essa é uma conquista para todas e todos”. E divulgou os números dos hemocentros para agendamento de doações no Piauí (com a pandemia da Covid-19, as doações agora precisam ser marcadas com antecedência).

A partir de agora, o Hemopi aceita doações independente da orientação sexual e da identidade de gênero dos doadores, que deverão passar apenas pela triagem clínica habitual, devendo ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 kg, estar saudável, bem alimentado e apresentar documento oficial com foto.

Queda nas doações

Hemopi registrou uma queda de em torno de 50% durante a pandemia — Foto: Fernando Brito/G1

Hemopi registrou uma queda de em torno de 50% durante a pandemia — Foto: Fernando Brito/G1

Com a pandemia da Covid-19, as doações de sangue sofreram uma redução significativa em todo o Brasil. No Piauí, devido ao crescimento de casos confirmados e óbitos, o Hemopi registrou uma queda de em torno de 50%.

O diretor-geral do Hemopi, Jurandir Filho, informou que a queda é preocupante. “Isso deixa nosso estoque de sangue em alerta. Nós temos que, por necessidade, atender toda a rede pública do estado e, em parte da rede privada”, afirmou.

Publicidade

Desde o início da pandemia, o Hemopi tem tomado medidas com o objetivo de garantir a segurança dos doadores de sangue e funcionários. As doações são feitas através de agendamentos e o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) está sendo reforçado.

O hemocentro de Teresina funciona de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 18h, nos sábados e feriados até as 17h. Nos hemocentros de Picos, Parnaíba e Floriano o funcionamento é apenas de segunda a sexta-feira, nos mesmos horários.

Fonte: G1
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS