Connect with us

GERAL

Homens retornam menos do que mulheres para 2ª dose contra Covid no Piauí, aponta pesquisa

Publicado

em

Um levantamento realizado por professores na Universidade Federal do Piauí (Ufpi) aponta que o grupo da população que corresponde aos homens tem retornado menos do que as mulheres para a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19. Os dados correspondem a uma análise feita entre 18 de janeiro e 01 de dezembro de 2021 com a população adulta do Piauí. 

De acordo com a pesquisa, mais de 190 mil (18%) pessoas do sexo masculino não retornaram para completar a imunização, enquanto pelo menos 171 mil (15%) do sexo feminino não voltou para receber a segunda vacina. 

Segundo informou ao Cidadeverde.com o professor pesquisador Emídio Matos, doutor em Ciências Biomédicas e membro do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da Ufpi, o cenário não é exclusivo da vacinação contra o coronavírus. Conforme o pesquisador, os homens, culturalmente, tendem a procurar menos serviços de saúde se comparados as mulheres.

“Esse percentual é maior entre os homens, reforçando que esse isso é histórico, que os homens têm um menor autocuidado, procuram menos os serviços de saúde e isso se reflete também na vacinação”, explicou Emídio Matos. 

No total, mais de 362 mil pessoas, entre aquelas do sexo masculino e feminino, não voltaram a procurar os postos de vacinação e completaram o esquema vacinal no Piauí. 

Publicidade

Para o pesquisador esse número é alarmante e reforça a necessidade das autoridades estaduais  criarem mecanismos de comunicação com esta fatia da população piauiense. 

Paula Sampaio
[email protected]

Foto: Roberta Aline/ Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS