Connect with us

GERAL

Hospital Infantil tem plano de contingência para aumento de leitos Covid; uma criança está na UTI

Publicado

em

O hospital infantil Lucídio Portela, que é referência em atendimento pediátrico de média e alta complexidade em Teresina, possui atualmente seis leitos para Covid-19 ocupados. Dentre as crianças internadas, um menino de um ano e três meses está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O diretor da unidade de saúde, Vinicius Nascimento, informou que a rotatividade de crianças com síndromes gripais no Lucídio Portela é de no máximo 48h.

O hospital recebe pacientes de todo Piauí e há plano de aumentar os leitos, caso seja necessário, com a crescente onda de Covid, somada às síndromes gripais que estão em alta.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

“Essa pressão que vai surgindo no sistema, faz com que a gente faça plano de contingência, que é a ampliação de leitos. O hospital infantil mantém seus leitos desde o ano passado, na mesma quantidade e nesse período de aumento de casos, faz o plano para aumentar em até dez leitos, caso seja necessário”, informou Vinicius Nascimento.

Ele destaca que apenas o caso do menino da UTI, que está estável, é confirmado para Covid. As outras crianças são tratadas como síndromes respiratórias não confirmadas para o novo coronavírus.

Publicidade

Hospital Infantil atende casos graves de crianças com Covid

De acordo com o diretor, durante toda a pandemia o hospital teve uma média de 30% dos leitos ocupados, mas a unidade chegou a ter 20 leitos com respiradores ocupados durante pico da Covid-19.

“Nós temos que compreender da forma epidemiológica, por isso nós temos um plano de contingência para ampliar em dez leitos, porque temos leitos suficientes para dar esse suporte à população”, argumentou.

Vinicius Nascimento disse que já apresentou o plano à Sesapi e mostrou, também, as demandas pontuais que serão necessárias.

Fonte: G1 PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS