Connect with us

GERAL

HU vai oferecer tratamento a pacientes com câncer

Publicado

em

O tratamento para o câncer ganha mais um reforço com a ampliação dos serviços de oncologia em Teresina. Para isso, estão garantidos R$2,5 milhões em investimentos para estruturação física e adaptação para implantar a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), no Hospital Universitário(HU).  O anúncio foi feito na noite desta terça, 11, pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, e o deputado federal Assis Carvalho(PT), durante reunião realizada em Brasília.

Com a UNACON, serão ofertadas cirurgias e quimioterapia para as populações dos territórios Entre Rios e Carnaubais. A expectativa é que o serviço seja ofertado até o início de 2016, uma vez que após a estruturação física, o HU estará apto a pleitear a habilitação para a oncologia.

O secretário Francisco Costa explica que a estratégia do Governo é a descentralização dos serviços, ampliando para a região litorânea e centro-sul do Estado. “A ampliação da oncologia se dá não só em Teresina, mas também em Parnaíba, já que o ministro garantiu agilidade na liberação de recursos, que vai contemplar a Planície Litorânea. Nosso propósito é que a região sul do Piauí também seja referência nesse tipo de assistência, onde teremos uma maior cobertura e a descentralização dos serviços”, explica Francisco.

O deputado Assis Carvalho reforça a importância da descentralização dos serviços de oncologia, uma vez que com a ampliação dos serviços “possamos garantir um atendimento mais humanizado e mais próximo das pessoas que precisam fazer tratamento”.

A Rede de Urgência e Emergência(RUE) foi outro ponto abordado na reunião, em que foi assegurada a viabilização de mais de R$9,4 milhões em recursos anuais para os hospitais de Tibério Nunes, em Floriano, Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, e o da Polícia Militar e Getúlio Vargas, para Teresina. Os recursos serão aplicados na melhoria da resolutividade no atendimento médico-hospitalar, tendo como uma das ações estratégicas o aumento da capacidade cirúrgica daquelas unidades hospitalares.

Publicidade

Na oportunidade, o secretário convidou Chioro para participar do lançamento do edital para construção da Nova Maternidade de Teresina, que deverá ser lançado em setembro.

 

Ascom

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS