Connect with us

GERAL

HUT realiza quase 700 cirurgias ortopédicas por mês; 50% vítimas de acidentes

Publicado

em

Apenas no primeiro semestre deste ano o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) já realizou 3.969 cirurgias ortopédicas, quase 700 por mês. No topo da lista das cirurgias mais realizadas pelo hospital mais de 50% são vítimas de acidentes de trânsito e destes 80% são acidentados por moto.

O mais preocupante, segundo o diretor geral do HUT, Dr. Gilberto Albuquerque, é que quase 60% das vitimas de acidentes com moto estão com idades entre 20 e 40 anos. “São pessoas economicamente ativas que deixam de trabalhar e que por conta de um simples descuido passam a depender da ajuda da família ou de uma aposentadoria por invalidez”, lamentou o diretor.

Uma das principais causas, ainda segundo Gilberto, é a associação do consumo de bebidas alcóolicas e direção e a falta de uso dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs). “As pessoas ignoram os riscos e continuam pilotando suas motos sem segurança e visivelmente embriagados. É uma associação grave que aumenta muito os riscos de acidentes e superlotam os hospitais”, lamentou.

Com uma demanda sempre crescente o HUT tem adotado medidas para aumentar a resolutividade e diminuir o tempo de internação. “Adotamos vários dispositivos que facilitaram o fluxo de pacientes. Dentre eles podemos citar o EMAD que faz a desospitalização do paciente para que continue o tratamento no conforto da sua casa e perto da família. Assim, além de melhorar para o paciente o HUT aumenta a rotatividade de seus leitos e consequentemente atende mais pessoas”.

Atualmente o HUT possui nove salas de cirurgias que funcionam 24 horas. São realizadas por mês mais de 1200 cirurgias de média a alta complexidade. Depois das cirurgias ortopédicas as mais realizadas no HUT são as cirurgias gerais com 17% do total, cirurgias neurológicas com 7% e as vasculares com 6%. Em 2015 foram realizadas mais sete mil cirurgias.

Publicidade

 

Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS