Connect with us

GERAL

IBGE diz que 36 % das mulheres do Piauí nunca realizaram mamografia

Publicado

em

O Instituito Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (21) que 36,1% das mulheres entre 50 e 69 anos no Piauí nunca realizaram o exame de mamografia. O exame é o mais indicado para detectar de forma precoce a presença de nódulos nas mamas.saiba mais

No Nordeste, o Piauí está entre os três estados que possui o maior número de abstenção na realização do exame. Além do Piauí, Maranhão e Ceará são os estados com a menor proporção de mulheres que realizaram o procedimento.

O dados também dão conta de que apenas 28,4% das mulheres entre 25 e 64 anos deixaram de realizar o exame preventivo para o câncer de colo de útero nos três anos anteriores à pesquisa.

O resultado da pesquisa do IBGE, que é do terceiro volume da Pesquisa Nacional de Saúde de 2013, que foi feita em convênio com o Ministério da Saúde (MS), traz dados sobre os ciclos de vida da população brasileira, em relação à deficiência física e saúde dos idosos, da mulher e das crianças até dois anos.

Outro número que também mostra a pesquisa é a quantidade de deficientes visuais no estado. No Piauí, 5,7% da população tem deficiência visual e, destes, 60% apresentaram não ter dificuldades nem limitações. Segundo o IBGE, a deficiência no Piauí é alta, sendo o quarto no Brasil e o primeiro estado com mais deficientes visuais no Nordeste.

Publicidade

Além disse, o IBGE contou que o índice de pessoas com deficiência intelectual tem aumentado. No Piauí, o número está acima da média nacional. Ainda de acordo com o IBGE, 76,4% das pessoas que possuem deficiência apresentaram limitações na realização de certas atividades.

 

G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS