Connect with us

GERAL

Idosa com 17 netos, 23 bisnetos e 5 tataranetos comemora 101 anos e dia dos avós juntos no Piauí

Publicado

em

O Dia dos Avós, comemorado no dia 26 de julho, celebra as histórias de inspiração e amor incondicional daqueles que transmitem afeto, cuidado e ensinamentos que, muitas vezes, somente a experiência pode oferecer. Aos 101 anos recém-completados, a aposentada Tiaga Barbosa tem nove filhos, 17 netos, 23 bisnetos e cinco tataranetos.

Para envelhecer com saúde e colecionar muitos momentos com a família, a idosa, que comemorou o aniversário no domingo (25), realiza atividades físicas para exercitar o corpo. Para a mente, ela aposta na leitura.

“Tem gente que quando dar 70, 80 anos não se ajeita mais, não quer mais usar isso ou aquilo, eu nunca cheguei aí, estou sempre nova. Quando chega na idade adiante, pensa no que ficou para trás, quando era jovem. Mas é nunca se entregar, a gente se renova”, contou Tiaga.

Convivência entre avós e netos

A psicóloga Gleyce Karen destacou a importância de refletir e cultivar a relação entre avós e netos e os efeitos positivos gerados para as duas gerações.

“A família é responsável pela socialização primária do indivíduo, ou seja, é a partir da família que a gente vai ter nossas primeiras trocas e experiências com esse novo mundo. Com certeza, fazendo esse resgate, você pode me colocar vivências que um dia você teve com seus avós”, explicou.

Publicidade

Em entrevista à TV Clube, a estudante Joana Carneiro contou que decidiu reservar um lugarzinho especial na sua cama para fazer companhia a avó Maria, de 82 anos, após a morte do avô.

“Sempre fui a companheira dela, nos passeios para a igreja, na convivência no trabalho de casa. Depois que o meu avô se foi, passei a dormir com ela, na mesma cama,” disse a jovem.

Pandemia estreita relações entre avó e netas — Foto: Reprodução/TV Clube

Pandemia estreita relações entre avó e netas — Foto: Reprodução/TV Clube

Com a chegada da pandemia causada pela Covid-19, os laços também se estreitaram entre a idosa e a outra neta, Jordânia. A jovem, que passou a trabalhar em home office, começou a conviver diariamente com a avó. Hoje, a relação é cultivada com muito amor e carinho.

“Minhas netinhas são minhas filhinhas que amo de coração”, declarou a avó.

E para alguns, de fato, o melhor lugar do mundo é dentro de um abraço da vovó. A dona de casa Lenice Alves tornou-se avó aos 40 anos. Hoje, com quatro netos, seus braços tornaram-se ponto de apoio, segurança e aprendizado.

Visitar a avó é um dos programas favoritos dos netos — Foto: Reprodução/TV Clube

Visitar a avó é um dos programas favoritos dos netos — Foto: Reprodução/TV Clube

Reunir os netos em casa é um dos programas favoritos da família. “Aprendi a mexer no computador e botar programa de televisão sem nem saber para onde”, contou.

Os netos também adoram passar o tempo com a avó. “Eu acho muito legal dormir aqui porque fico com ela, com meus primos e a comida dela é muito boa também”, completou um dos netinhos.

Publicidade

Dia Mundial dos Avós

O Dia Mundial dos Avós é celebrado em 26 de julho em homenagem à Santa Ana e São Joaquim. Os pais da Virgem Maria – avós de Jesus Cristo – são considerados os padroeiros de todos os avós pela Igreja Católica.

No dia 26 de julho de 1584, os avós de Jesus Cristo foram canonizados pelo Papa Gregório VIII. Por isso, a escolha da data para a celebração.

Fonte: G1 PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS