Connect with us

GERAL

Idosos enfrentam longa fila para receber dose de reforço contra a Covid-19 em Teresina

Publicado

em

A aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 para idosos a partir dos 65 anos e imunossuprimidos tem gerado longas filas nesta quinta-feira (11) na cidade de Teresina. Alguns idosos não foram vacinados e mesmo após a espera tiveram que voltar para casa, pois a dose só pode ser aplicada se a segunda dose de qualquer imunizante foi aplicada há no mínimo seis meses.

Nesta quinta, das 9h às 17h ocorrendo a aplicação da dose de reforço para idosos de 65 anos e mais, e para pessoas imunossuprimidas. São seis pontos de vacinação de drive-thru na cidade.

Em um dos pontos, localizado na Zona Leste da capital, longas filas de carro se formaram desde as 9h da manhã. A vacinação no local acontece até as 17h de hoje.

A aposentada Maria de Nazaré da Silva, de 84 anos, chegou acompanhada do cunhado Vicente de Costa Silva e Filho, por volta das 9h, e ficou mais de três horas na fila esperando pela vacinação.

Aposentada Maria de Nazaré da Silva, de 84 anos, foi acompanhada pelo cunhado Vicente Filho — Foto: Illana Serena/g1 Piauí
Aposentada Maria de Nazaré da Silva, de 84 anos, foi acompanhada pelo cunhado Vicente Filho — Foto: Illana Serena/g1 Piauí

“Estamos esperando, ouvindo uma música, confortável não está, mas não tem jeito. Não adianta gritar, espernear. Tem que tomar a vacina e se cuidar”, disse Maria de Nazaré.

Após a vacinação, o aposentado José Ferreira, de 78 anos, falou ao g1 sobre a emoção de completar o ciclo de imunização. “É muito importante proteger a minha vida, a da minha mulher e a dos outros. Não tenho problema em esperar não. Se é para se vacinar, eu venho e venho feliz”, afirmou.

Publicidade

Terceira dose só após seis meses

No caso dos idosos, para receber a terceira dose é necessário ter tomado a segunda dose há pelo menos 6 meses.

O problema é que muitos idosos não completaram os seis meses de vacinação e acabaram sendo surpreendidos com a informação quando tentaram se vacinar. Para os imunossuprimidos, o período deve ser de pelo menos 28 dias.

Enfermeiro Kleiton Richard durante vacinação contra a Covid-19 em Teresina, no Piauí — Foto: Illana Serena/g1 PI
Enfermeiro Kleiton Richard durante vacinação contra a Covid-19 em Teresina, no Piauí — Foto: Illana Serena/g1 PI

O enfermeiro Kleiton Richard ressaltou a importância de conhecer os critérios de vacinação.

“Muitas pessoas estão atentas à idade que está sendo atendida, mas não estão atentas ao período ideal de intervalo entre as doses. Infelizmente temos que recusar e pedir que retorne novamente porque querem vacinar antes do tempo recomendado”, informou.

Fonte: G1 Piauí

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS