Connect with us

Francisco Macêdo

FRANCISCO MACEDO | Escola Eleúza M. de Alencar promove III Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Publicado

em

Com o tema: “Vamos Cuidar do Brasil. Cuidando das Águas”, aconteceu na noite desta terça-feira (17), a III Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, na Unidade Escolar Eleúza Maria de Alencar, na sede do município de Francisco Macedo – PI. O evento ocorre em todo o Brasil. Esta etapa é de cunho escolar, e tem como objetivo a reflexão sobre o uso correto da água. No município a temática local foi: “Água Fonte de Vida” e teve todo apoio da gestão de Nonato Alencar, através da Secretaria de Educação.

A abertura da Conferência aconteceu na Igreja Católica de São Francisco, e contou com a presença do secretário de Educação, Virgílio Alencar, do diretor da Escola, Lindomar Araújo, professores, coordenadores, alunos, pais de alunos e servidores da Escola.

Após as apresentações culturais, foi proferida uma palestra magna pelo professor Edson Ribeiro, sobre a temática da conferência, em seguida os alunos foram divididos por turma para refletirem sobre políticas de sustentabilidade e após isso foi feito as discussões e apresentação da plenária dos problemas e soluções sobre o meio ambiente.

Durante a plenária de discussão, os alunos usaram a criatividade e através da dança, de peças de teatros mostraram os problemas e soluções para a preservação da água em Francisco Macedo. Entre os problemas, o pedido de investimentos em saneamento básico, o reparo da rede de canos de água para evitar o desperdício e o pedido de implantação da coleta seletiva. As propostas foram acolhidas pela Comissão Organizadora da Conferência.

Durante o mês aconteceu também aulas de campo, com visitas as Barragens do Estreito e Caboclo e visita a Estação de Tratamento de Água da Agespisa, localizada no município de Belém do Piauí.

O estudante do 9º ano B, Miqueias Macedo, falou sobre a importância da realização de uma conferência, como essa, voltada para o meio ambiente. “Eu acho muito importante essa terceira conferência, por que serve para os alunos se conscientizarem que o desperdício ele pode ocasionar no mundo uma situação muito grave, no caso o desperdício da água”, disse o aluno.

O aluno na ocasião do evento, produziu uma poesia sobre a temática trabalhada por sua escola, e contou no que pensou para poder escrever os versos. “Narrei em meus versos várias maneiras de economizar”, falou o estudante.

O diretor da Unidade Escolar Eleúza Maria de Alencar, o Lindomar Araújo está promovendo a terceira conferência Municipal infanto-juvenil pelo meio ambiente e contou para nossa equipe de reportagem qual foi o percurso traçado, para chegar com os projetos e serem apresentados na culminância.

Publicidade

“Primeiro teve a convocação do Professor Edson Ribeiro para que nós pudéssemos realizar essa terceira conferência municipal em alusão a quinta conferência nacional. Foi feito um planejamento com todos os professores, coordenadores e em seguida realizada as atividades dentro da sala de aula, com visita a aula de campo, e hoje está acontecendo a culminância do projeto com a palestra e com as atividades dentro da sala de aula e as apresentações com todos os alunos juntos”, frisou o diretor.

O diretor ainda disse, qual era o principal objetivo da temática trabalhada por seus alunos, e o que eles pretendiam alcançar com isso. “É mobilizar a sociedade a cidade de Francisco Macedo, os alunos das escolas para que possamos utilizar de boa maneira a água, bons costumes com relação ao meio ambiente”, disse o diretor.

O secretário municipal de Educação de Francisco Macedo, o Virgílio Alencar, falou sobre o apoio e a parceria que a secretaria forneceu para que esse evento pudesse ser realizado com toda essa grandiosidade.

“Demos total apoio a esse evento, ofertamos transporte para as aulas de campo, disponibilizamos lanches para esses alunos que iam estar envolvidos nessas aulas. Também disponibilizamos o professor Edson para que hoje nesse momento, estivesse presente com a excelente palestra que ele transpareceu bastante a importância da preservação e da conscientização sobre esse recurso importante que é a água para o ser humano”, destacou Virgílio Alencar.

Ele ainda fala da importância que é trabalhar essa temática na sala de aula, para que posteriormente esses alunos levem o que aprenderam para suas casas e a sociedade de forma geral.

“Então isso tudo traz uma grande importância para o nosso desenvolvimento, não só aqui dentro da escola, na secretaria de educação, mas sim para o nosso município, porque isso a gente sabe que vai se abranger ao ponto de chegar às residências, famílias, porque esses alunos são filhos de familiares que precisam se conscientizar dessa causa que é a preservação, e isso tudo é aqui dentro da escola que será desenvolvido o trabalho, planejamento dos professores para que eles venham a se conscientizar cada dia mais e mais, levando esse conhecimento como já falei aos seus familiares e a toda a sociedade presente em diferentes espaços e ambientes do nosso município” finalizou o secretário de educação.

_Veja mais fotos:

Publicidade

 

                                          

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS