Connect with us

GERAL

Inadimplentes podem ter CNH suspensa, decide STJ

Publicado

em

A partir de agora, pessoas inadimplentes podem ter sua carteira de motorista (CNH) suspensa até regularizarem seus débitos. A decisão foi tomada ontem (5), pela Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O caso avaliado é de um homem que deve R$ 16.853,10 a uma escola. Essa escola entrou com uma ação pedindo o recolhimento da carteira de motorista do inadimplente e a apreensão do passaporte. A 3ª Vara Cívil de Sumaré atendem a ambos os pedidos.

O réu entrou com um habeas corpus argumentando que a apreensão dos documentos “ofende sua liberdade de locomoção, coagindo ilegalmente sua liberdade de ir e vir” e que uma dívida não poderia importar em “injusta violação” à liberdade.

Na primeira instância, o juiz atendeu ao pedido integralmente. A segunda instância, contudo, derrubou o entendimento por considerar que o habeas corpus não era o instrumento adequado. O homem, então, recorreu ao STJ.

Os ministros decidiram rejeitar a apreensão do passaporte por considerar a medida desproporcional e que fere o direito de ir e vir. Mas acataram o pedido de recolhimento da CNH, por entenderem que esse direito de ir e vir estaria mantido, desde que o réu não o faça conduzindo o veículo.

Publicidade

A decisão foi tomada na análise desse caso específico, mas, como o STJ é o tribunal responsável por uniformizar o entendimento do Poder Judiciário, o processo servirá de precedente para casos semelhantes.

 

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS