GERAL

Incêndio nas serras na divisa entre Piauí e Ceará é controlado após 16 dias

Publicado

em

O incêndio nas serras na divisa do Piauí com o Ceará, região Norte dos estados, foi controlado nesta quarta-feira (8) após 16 dias. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio atingiu 18.620 mil hectares de vegetação, o equivalente a 18 mil estádios de futebol.

O fogo começou há mais de duas semanas em Poranga, no Ceará, e avançou para as cidades piauienses de Milton Brandão e Buriti dos Montes. Famílias perderam plantações e placas solares.

Além dos bombeiros civis e militares, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) e brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) atuaram de frente no combate ao incêndio.

Incêndio em serras na divisa do Piauí com Ceará — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

“Através de uma ação conjunta conseguimos controlar os focos de incêndio na região. Agradecemos o apoio de todos e da comunidade que nos ajudaram a debelar esse grande sinistro”, destacou o tenente William, do Corpo de Bombeiros do Piauí.

Além da vegetação seca e fechada, as equipes tiveram que enfrentar ventos de 14 km/h, que favoreciam a propagação mais rápida do fogo. Por conta da falta de acesso, os veículos não entravam e as equipes precisavam caminhar até 10 km na mata fechada, carregando mochila costal de 22 quilos.

Publicidade

Bombeiros abrem caminhos na mata para combater incêndio na divisa com Ceará

A prefeitura cedeu maquinários para abrir aceiros, que são cortes na mata para impedir que o fogo se alastre. O Corpo de Bombeiros utilizou drones e mapas via satélite para monitorar o avanço das chamas.

Fonte: G1 PI

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile