GERAL

Incêndio que dura há 6 dias já queimou uma área de 8 km no Piauí

Publicado

em

Há seis dias um incêndio de grandes proporções vem se alastrando pelas matas próximas à cidade de Esperantina, distante 189 km de Teresina. O fogo se iniciou na sexta-feira (09), dentro do município, e já atingiu quatro comunidades, que somam cerca de 8 km de extensão.

Fotos: Reprodução/Facebook

Segundo a Prefeita da cidade de Esperantina, Vilma Amorim, tudo começou quando um lavrador queimou uma roça no horário impróprio. “Ele tocou fogo na roça no horário errado e não ficou observando, saiu do local. Com isso, o fogo foi começando a tomar outras proporções e atingiu a mata, que é muito fechada aqui na região”, disse a Prefeita explicando que o horário ideal é a partir das 16h, quando a temperatura diminui.

Ainda de acordo com Vilma Amorim, equipes da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros estão no local trabalhando para conseguir combater o fogo. “No momento está controlado, mas ainda há foco. Nossa maior preocupação é a partir do meio-dia, que é muito quente e começa a ventar, isso ajuda o fogo a se alastrar”, relatou.

Além da temperatura e do vento, outro fator dificulta o trabalho das equipes. No local do incêndio predomina a vegetação de cocais e carnaubais, que são densas e fechadas. A mata deixa ainda mais complicada a abertura de estradas para chegada dos carros-pipa nos focos de incêndio.

Publicidade

A Prefeitura de Esperantina solicitou ajuda dos municípios vizinhos para auxiliar no controle do incêndio. O Corpo de Bombeiros da Capital já enviou dois caminhões para apoiar as operações.

Para o Major Egídio, do Corpo de Bombeiros de Teresina, o momento é de trabalhar para acabar com o fogo. “A preocupação é atuar na extinção do incêndio que já dura há alguns dias. Existe um período no dia que é mais difícil. É nesse horário que a equipe tem que ficar vigilante para não aumentar a área devastada”.

Duas casas de palhas, comuns na região, já foram queimadas no povoado Fortaleza, a última atingida. Ninguém ficou ferido. As comunidades alcançadas pelo fogo foram: Alto Bonito, Tapuio e Santa Luzia, além da própria cidade de Esperantina.

Edição: Nayara Felizardo\ Portal O Dia

Publicidade

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile