Connect with us

GERAL

INEP divulga desempenho dos Colégios de Picos no Enem

Publicado

em

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou em sua página na internet microdados do Enem 2016 com o objetivo de desenvolver e disseminar avaliações e informações educacionais. Esses microdados permitem acessar informações específicas, gerando análises mais aprofundadas por parte de pesquisadores, jornalistas e gestores públicos.

Este é o primeiro ano em que o governo não divulga as notas das escolas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os rankings têm sido questionados por alguns especialistas em educação por serem usados pelo mercado para propaganda.

O argumento também foi o usado pelo Ministério da Educação (MEC), no começo deste ano, quando anunciou que não mais divulgaria as médias, procedimento que existia desde 2006. Mas, nesta quinta-feira, 30, o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do MEC, publicou em seu site os dados brutos do Enem, que incluem as informações sobre qual escola cada aluno cursou. A diferença é que o Inep não calculou as médias das escolas, o que acabou sendo feito pelo mercado.

Um dos maiores críticos à decisão do governo de não mais divulgar o Enem por escola é o ex-presidente do Inep, Reynaldo Fernandes. Ele sustenta que o poder público tem o dever de divulgar as informações que tem. “Pelo menos eles não estão omitindo os dados, é menos grave”, disse sobre o fato de o Inep ter divulgado os dados brutos essa semana. Ele, no entanto, continua defendendo que o governo faça as tabulações. “O aluno de uma escola pública em uma determinada cidade podia comparar a nota da sua escola e da escola vizinha. Agora as informações são limitadas.”

De acordo com as informações divulgadas pelo Inep, foi possível tabular as notas dos colégios particulares de Picos. O primeiro lugar no ranking foi o Colégio Machado de Assis, com média geral de 729,95. O último no ranking foi o Colégio Antares, com média de 552,7.

Publicidade

Nossa equipe conversou com o diretor do Colégio Machado de Assis sobre o ranking e a preparação para o Enem. “Estamos muito feliz com o ranking do Inep, é uma sensação de dever cumprido. Mas, essa conquista inicia em janeiro, no primeiro dia letivo, onde o aluno sabe por que está aqui e tem um objetivo, passar no Vestibular e ingressar uma carreira na universidade”, comenta professor Machado e destaca que a conquista não é dele e sim de todos os que participam da família Machado de Assis.

Confira o ranking das escolas particulares de Picos:

Fonte: Riachão Net

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS