Connect with us

GERAL

Instituto apresenta plano para universalização do abastecimento de água no Piauí

Publicado

em

O presidente do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí (Iaepi), Luiz Cláudio Lima, e a equipe do órgão apresentaram ao governador Wellington Dias e ao secretário de Estado do Planejamento, Antônio Neto, nessa terça-feira (16), no Palácio de Karnak, um plano macro para universalização da água de qualidade, do sistema de esgotos e implantação de banheiros residenciais na zona rural e urbana dos 224 municípios piauienses.

De acordo com Wellington, é uma preocupação do Governo do Estado trabalhar essas áreas e que deve buscar condições para o longo prazo. “Vamos precisar de algo em torno de, aproximadamente, R$ 200 milhões por ano. Para tanto, vamos buscar recursos do Estado, de contratos de empréstimos, do Orçamento Geral da União, da disposição de emendas parlamentares que queiram contribuir para que dessa forma possamos ter a condição de alcançar a meta de universalização desses serviços em 10 anos”, disse o gestor.

O governador explicou que essas são áreas muito importantes, pois a partir do momento que as pessoas passam a fazer uso de uma água potável, que têm à sua disposição uma rede de esgotamento sanitário e o tratamento de resíduos sólidos, elas adoecem menos, e enfatizou a necessidade de trabalhar de forma integrada com os municípios a questão do lixo. “Do lixo vem as moscas, baratas, dengue. Além de ser um custo para as pessoas, é um custo para o Sistema Único de Saúde”, comentou Dias.

O presidente do Iaepi disse que o plano apresentado trabalha com uma nova modelagem de estação de tratamento estáticas, com o apoio de limpa fossas e que devem ser trabalhados por meio de parcerias público-privadas (PPPs).

“Por meio da subconcessão, será possível enxugar uma despesa para operacionalizar. Esse é um plano muito desafiador para 10 anos e deve virar um projeto de Estado, para que as novas gestões possam abraçar. O foco é levar água de qualidade e evitar doenças, assim vamos evitar o problema de idosos, crianças e parturientes que bebem água salgada, diminuir a mortalidade e avançar na expectativa de vida e alavancar ainda mais o IDH do Piaui para bom e ótimo”, comentou Luiz Cláudio.

Publicidade

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS