Instituto apresenta plano para universalização do abastecimento de água no Piauí
Publicado por: | Data: 17/07/19

Instituto apresenta plano para universalização do abastecimento de água no Piauí

O presidente do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí (Iaepi), Luiz Cláudio Lima, e a equipe do órgão apresentaram ao governador Wellington Dias e ao secretário de Estado do Planejamento, Antônio Neto, nessa terça-feira (16), no Palácio de Karnak, um plano macro para universalização da água de qualidade, do sistema de esgotos e implantação de banheiros residenciais na zona rural e urbana dos 224 municípios piauienses.

De acordo com Wellington, é uma preocupação do Governo do Estado trabalhar essas áreas e que deve buscar condições para o longo prazo. “Vamos precisar de algo em torno de, aproximadamente, R$ 200 milhões por ano. Para tanto, vamos buscar recursos do Estado, de contratos de empréstimos, do Orçamento Geral da União, da disposição de emendas parlamentares que queiram contribuir para que dessa forma possamos ter a condição de alcançar a meta de universalização desses serviços em 10 anos”, disse o gestor.

O governador explicou que essas são áreas muito importantes, pois a partir do momento que as pessoas passam a fazer uso de uma água potável, que têm à sua disposição uma rede de esgotamento sanitário e o tratamento de resíduos sólidos, elas adoecem menos, e enfatizou a necessidade de trabalhar de forma integrada com os municípios a questão do lixo. “Do lixo vem as moscas, baratas, dengue. Além de ser um custo para as pessoas, é um custo para o Sistema Único de Saúde”, comentou Dias.

O presidente do Iaepi disse que o plano apresentado trabalha com uma nova modelagem de estação de tratamento estáticas, com o apoio de limpa fossas e que devem ser trabalhados por meio de parcerias público-privadas (PPPs).

“Por meio da subconcessão, será possível enxugar uma despesa para operacionalizar. Esse é um plano muito desafiador para 10 anos e deve virar um projeto de Estado, para que as novas gestões possam abraçar. O foco é levar água de qualidade e evitar doenças, assim vamos evitar o problema de idosos, crianças e parturientes que bebem água salgada, diminuir a mortalidade e avançar na expectativa de vida e alavancar ainda mais o IDH do Piaui para bom e ótimo”, comentou Luiz Cláudio.

Fonte: Cidade Verde

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

GERAL

Policiais Militares ocupam presidência da Alepi e ameaçam paralisação geral no Piauí

Cerca de 250 policiais militares ocuparam o prédio da Assembleia Legislativa do Estado durante manifestação realizada na manhã desta segunda-feira (10). A intenção dos manifestantes é conseguir o apoio dos

GERAL

Nova gasolina: entenda as mudanças que passam a valer nesta segunda-feira

Entram em vigor nesta segunda-feira (3) os novos padrões para a gasolina comercializada no Brasil inteiro. Com base em novas especificações definidas pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e

GERAL

Governo tem que cortar até R$ 26 bilhões em despesas em 2018

A secretária do Tesouro, Ana Paula Vescovi, afirmou nesta terça-feira (26), que sem a aprovação de medidas para reduzir as despesas obrigatórias, como o adiamento do reajuste dos servidores, o