Connect with us

GERAL

IPVA de carros com placa que termina em 1 vence sexta-feira

Publicado

em

Termina nesta sexta-feira (30) o prazo para o pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de automóveis com placa que termina em 1. As regras permanecem as mesmas do ano passado, mas o valor do imposto sofre alteração por ser atrelado à tabela Fipe.

O Piauí cobra uma das menores alíquotas no país. Veja os percentuais:

– Carros: 2,5%;

– Motocicletas: 2%

– Caminhões: 2,8%

“Desde 92 não temos alterações significativas. O que há anualmente é alteração nos valores, porque o Brasil todo utiliza, para efeito de determinação do valor do IPVA, a tabela Fipe. Com base nela, a gente tem acesso aos valores dos carros usados”, explica Alfredo Irapuã coordenador de IPVA na Sefaz, ressaltando que, no caso de veículos novos, o IPVA é baseado no valor que consta na nota fiscal de compra.

Publicidade

Desconto – Quem pagar o imposto à vista tem desconto de 15%. O valor total pode ser parcelado em até três vezes, mas sem desconto. O proprietário deve sempre observar o último dia útil para realizar o pagamento. Por exemplo, se o último dia do mês cair no sábado, como vai acontecer com janeiro, o pagamento deve ser antecipado para sexta e não deixar para pagar só na segunda.

Frota – O Piauí fechou o ano de 2014 com uma frota de 947.917 veículos. Quem não pagar o imposto, circulará com automóveis de forma ilegal, correndo o risco de apreensão pela polícia.

 

Fonte: Cidade Verde

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS