Connect with us

Alegrete do Piauí

IV Conferência Municipal trabalha a inclusão, equidade e qualidade na Educação de Alegrete do Piauí

Publicado

em

A Prefeitura de Alegrete do Piauí por meio da Secretaria Municipal de Educação e do Conselho Municipal de Educação, realizou durante toda esta sexta-feira (16), a IV Conferência Municipal de Educação.

O tema trabalhado foi “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com futuro da Educação Brasileira”.

O evento reúne os principais representantes da comunidade escolar, entre alunos, pais, professores e servidores, técnicos, dirigentes de escolas e órgãos da prefeitura, integrantes de organizações não-governamentais e representantes de outras instituições da sociedade civil.

O objetivo geral é avaliar a consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE), o Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 e eleger os delegados para a Conferência Estadual de Educação do Piauí.

A presidente do Conselho Municipal de Educação, professora Neta Ramos, abriu oficialmente a IV Conferência Municipal de Educação de Alegrete do Piauí, dando boas-vindas e pedindo as bênçãos de Deus sobre todos os trabalhos a serem realizados no decorrer do dia.

A IV Conferência trabalhou três eixos temáticos: PNE 2024-2034: avaliação das diretrizes e metas; Uma escola para o futuro: tecnologia e conectividade a serviço da educação; Criação do SNE: avaliação da legislação inerente e proposta do modelo.

A palestra Magna foi ministrada pela conferencista, Maria Antônia da Silva Costa, professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação da cidade de Coivaras e membro da Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Piaui.

Publicidade

Em entrevista, a conferencista destacou que são eventos realizados a cada quatro anos. “Essas conferências são necessárias para debatermos questões e avaliarmos o plano de educação 2014-2024 e já propor novas metas e diretrizes para o Plano Nacional de Educação 2024-2034 […] uma conferência é importante para conferir o que já foi atingido das metas, os avanços que já aconteceram no município, o que está certo e precisa melhorar, o que não foi feito de forma adequada e procurar fazer. Esse é um momento muito importante, de prestar conta junto à sociedade e ao mesmo tempo coletar sugestões [da sociedade] que são usuários”, frisou. “Essa é a etapa municipal e daqui nós vamos escolher representantes alegretenses que irão para a fase intermunicipal”, pontuou a conferencista.

A prefeita, Lila Alencar, em seu pronunciamento, enfatizou a necessidade de planejamento educacional de crianças e jovens alegretenses.

“Sabemos dos desafios e várias adversidades. Posso citar aqui, como fatores sociais, a economia do país. Então estamos para participar, discutir estrat´égias, objetivos e metas para enfrentar esse desafio na educação do nosso município. Temos que ter um olhar sensível capaz de cumprir nossos deveres e direitos como cidadãos capazes de ter um futuro digno e assim cumprir o papel em uma sociedade”, destacou a prefeita.

A secretária municipal de Educação, Virgínia Célia, no uso da palavra, pediu a participação efetiva de todos para a colaboração do momento tão importante e assim trabalhar para o avanço nos indicadores pertinentes.

“Estamos todos aqui com esse mesmo ideal. Vamos trabalhar nesse ano esse tema e em cima dessa adversidade, da pandemia e muitas dificuldades […] vamos trabalhar três eixos que serão subdivididos. Temos que fazer uma consolidação e é importante que comecemos e terminemos com a participação ativa, darmos nossa opinião para que venha melhorar nossa educação, porque somos responsáveis pela mudança de caráter e comportamento. Somos formadores de cidadania. Então todos os nossos jovens e nossas crianças precisam de um trabalho voltado com muito amor e dedicação”, enfatizou Virgínia Célia.

Após a palestra os participantes se reuniram em grupos para trabalhar as propostas e apresenta-las na plenária final.

Seis delegados e respectivos suplentes foram eleitos para representar o município durante a fase intermunicipal que acontece na Gerência Regional de Educação prevista para ser realizada até o dia 15 de março de 2022. São eles: Gestor estadual: Alcenir Luz (titular) e Joaquim Gonçalves Neto (suplente); Pais de alunos: Cícera Quitéria Bezerra (titular) e Leoneide Ramos Dantas (suplente); Alunos: Ághata Ramos (titular) e Rebeca Ramos (suplente); Gestor municipal: Inês Lusia Ramos (titular) e Jenildo Justino de Oliveira (suplente); Trabalhador da educação: Geane Alaíde (titular) e Maria das Brotas Oliveira (suplente); Conselho municipal: Clécia Dias e Lilian de Alencar.

Na conferência estiveram presentes: a prefeita Lilian Alencar, a secret´´aria Municipal de Educação, Virgínia Célia; a presidente do Conselho Municipal de Educação; Neta Ramos; a conferencista, Maria Antônia; coordenadora municipal de Educação, professora Valdênia Silva; o diretor da Unidade Escolar Maria Juceneuda Maia, José Sabino, representando os demais diretores; os vereadores: Luís Carlos, Erasmo Alencar e Caitana Oliveira; as conselheiras tutelares, Jéssica e Suzana; a coordenadora da Escola Antônia de Sousa Alencar, professora Alcenir Luz; a psicóloga, Rayane Coelho; o supervisor de ensino da Escola Antônia de Sousa Alencar; Joaquim Neto; os diretores Jesildo e Inês Ramos, Socorrinha Alencar, Deila, Socorro Lira; os coordenadores: Cícera, Noêmia, Eva, Marciânia e Lúcia, entre outros.

Veja mais fotos

Facebook

MAIS ACESSADAS