Connect with us

GERAL

JAICÓS | SAMU tem aumento nas ocorrências e já atendeu 274 este ano; 73 foram casos de Covid-19

Publicado

em

Dados divulgados nesta terça-feira (4) pela coordenação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Jaicós mostram um aumento expressivo no número de ocorrências em relação aos anos de 2020 e 2021.

A enfermeira Iandra Fontes, coordenadora do SAMU, informou que em todo o ano de 2020 foram atendidas 515 ocorrências, das quais, 44 casos de eram relacionadas a Covid-19.

Já este ano, em apenas quatro meses, já são 274 ocorrências, sendo 73 casos relacionados ao Covid-19, com suspeitos ou confirmados. Abril foi mês com o maior número de ocorrências em três anos de funcionamento do SAMU em Jaicós, totalizando um total de 83 ocorrências, sendo 45 de casos Covid-19.

“Diante do crescente número de ocorrências para atendimentos de casos de COVID-19, faço um alerta para a população, é preciso que a população se conscientize, desenvolva empatia, se coloque no lugar do próximo e cumpra o seu papel social nesse momento em que os casos de contaminação pelo novo coronavírus estão em uma curva ascendente. Ao sair de casa, utilize. máscaras, pratiquem o distanciamento social, evitem aglomerações”, pontuou Iandra.

Ela reforça sobre a importância da população reforçar o uso de álcool em gel 70% e a lavagem das mãos com água e sabão. “O vírus é invisível, está em todo lugar e acomete as pessoas de diferentes idades e classes sociais”, disse a enfermeira.

Publicidade

A coordenadora do SAMU destacou que a equipe está preparada e equipada para atender aos pacientes de casos suspeitos ou contaminados pela Covid-19. “Os socorristas do Samu de Jaicós contam com equipamentos específicos, disponíveis para esse tipo de ocorrência. Além disso, estão imunizados com as duas doses da vacina contra o novo coronavírus. A nossa equipe utiliza máscaras cirúrgicas ou N95, protetor facial, luvas, toucas e aventais descartáveis, além dos macacões e botas. Todas essas ferramentas auxiliam na redução de infecção pela Covid-19 e permitem que os profissionais que atuam arduamente na linha de frente dessa pandemia tenham a proteção adequada”, disse.

Outra estratégia adotada pela coordenação para garantir a segurança sanitária dos usuários do serviço, foi destacar uma viatura somente para os atendimentos dos casos de Covid-19.

Além dos casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, o SAMU de Jaicós atende vítimas de acidentes de trânsito, quedas da própria altura, ferimentos por arma branca e por arma de fogo, quedas de altura, afogamentos, queimaduras, casos obstétricos, atendimento psiquiátrico, casos clínicos como suspeitas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e suspeitas de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).

O SAMU pode ser acionado através do número 192. O atendimento à população funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS