Connect with us

GERAL

JAICÓS | Secretaria de Saúde divulga orientações à população para prevenção ao Coronavírus

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Jaicós, considerando o atual cenário epidemiológico provocado pela Covid-19 enfrentado pelo município, está reforçando as orientações à população, para prevenção ao Coronavírus.

Nesta sexta-feira (30), dia em que a cidade registrou 24 novos casos de covid-19, a secretaria de saúde divulgou algumas orientações à população, destacando a importância de que as mesmas sejam observadas.

No documento, o Enfermeiro e Epidemiologista Kainã Mendes, entre outros pontos, destaca a necessidade dos cuidados básicos, como uso de máscara e álcool, a importância do distanciamento e da busca por atendimento médico aos que apresentarem sintomas gripais.

 

Confira as orientações :

Publicidade

⦁ Evitar qualquer tipo de aglomeração. Seja batizado, casamento, festa de aniversário, churrasco, confraternizações, jogos, entre outros. O momento que estamos vivendo requer cuidados redobrados para evitar a transmissão da doença pelo resto da população.

⦁ Seguir os cuidados básicos, por exemplo, utilizar máscara sempre que sair de casa, higienizar as mãos utilizando água e sabão ou álcool em gel e manter o distanciamento social.

⦁ Evitar contato com as pessoas que estão com gripadas.

⦁ Lembrar que qualquer sinal de gripe a recomendação geral é: procurar atendimento médico e em seguida permanecer em isolamento domiciliar por pelo menos 10 dias e só sair desse após liberação da equipe do Centro Covid.

⦁ Para as pessoas que tiveram contato com os pacientes diagnosticados com Covid-19, é importante que tentem permanecer em isolamento por 14 dias.

Publicidade

⦁ Quem são as pessoas consideradas contatos?

⦁ Quem esteve a menos de um metro de distância, por um período mínimo de 15 minutos, com um caso confirmado sem ambos utilizarem máscara facial ou utilizarem de forma incorreta;

⦁ Quem teve um contato físico direto (por exemplo, apertando as mãos) com um caso confirmado;

⦁ Quem é profissional de saúde que prestou assistência em saúde ao caso de covid-19 sem utilizar equipamentos de proteção individual, conforme preconizado, ou com EPI danificados;

⦁ Seja contato domiciliar ou residente na mesma casa/ambiente (dormitórios, creche, alojamento, entre outros) de um caso confirmado.

Publicidade

⦁ O diagnóstico da doença pode ser feito de duas formas: por meio do RT-PCR, no qual deve ser feito entre o 2º e 8º dia do início dos sintomas e o TESTE RÁPIDO PARA DETECÇÃO DE ANTICORPO que deve ser feito somente a partir do 8º dia do início dos sintomas.

⦁ Atentem-se aos sinais e sintomas da doença: febre, dor de cabeça, calafrio, moleza no corpo, coriza, tosse, falta de ar, náusea, vômito, diarreia, alterações no paladar e olfato.

⦁ Mesmo quem já tenha tomado as 02 doses da vacina contra a Covid-19, ainda é preciso seguir os cuidados básicos. A vacina possui boa eficácia, mas ainda assim a pessoa pode transmitir a doença para outras não vacinadas.

⦁ Para ter boa eficácia no processo de imunização, a pessoa precisa tomar as 02 doses da vacina contra a Covid-19.

⦁ Aos trabalhadores de saúde de forma em geral, reforçar o uso correto dos EPI’s durante os atendimentos, mesmo que não seja assistência direta aos pacientes com Covid-19. O mesmo vale para os funcionários de clínicas, farmácias e laboratórios.

Publicidade

⦁ Aos trabalhadores do setor comercial em geral, redobrar as medidas sanitárias dos estabelecimentos: evitar formar aglomerações nos mercados, comércios, consultórios, etc. Dispor de álcool em gel na entrada dos estabelecimentos.

⦁ Tentar manter a calma e cada um procurar fazer a sua parte. O momento requer empatia e amor ao próximo. Só conseguiremos sair desse cenário com o apoio de todos.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS