Connect with us

GERAL

Jornalista dá dicas de como identificar fake news

Publicado

em

Quem tem acesso à internet, principalmente pelo celular, certamente já recebeu uma mensagem, e a encaminhou para um amigo ou parente sem chegar a procedência e veracidade daquela informação.  É dessa forma que se espalham as notícias falsas, conhecidas como fake news, que tem como objetivo de manipular a opinião pública.

Sobre esse assunto, a jornalista Lana Krisna, que também é professora de jornalismo e mestre em educação, fala que identificar uma notícia falsa é mais fácil do que se pensa. Ela fala que grande parte dos consumidores de informação por meio da internet não sabe identificar uma fake news.

“Uma pesquisa feita esse ano pelo Kaspersky, que é uma empresa de ciber segurança, que atua na América Latina, nessa pesquisa foi observado que 62% dos brasileiros não sabem reconhecer uma fake news, e 2% da população nunca nem ouviu falar desse termo fake news. E hoje todo mundo tem um celular, todo mundo utiliza o whats app, e aí, querendo ou não, esses canais digitais são portas muito fáceis para proliferação e disseminação dessas notícias falsas”, explicou.

Checar a veracidade de um conteúdo não é uma tarefa muito simples, mas é de extrema necessidade para não levar adiante uma informação mentirosa. Veja algumas dicas.

1) Leia a notícia inteira, não apenas seu título

Publicidade

2) Cheque a fonte e a autoria da notícia

3) Digite o título da notícia recebida em buscador como o Google

4) Destrinche os fatos da notícia e tente checá-los individualmente

5) Se for uma imagem, faça uma busca reversa por ela no Google (é mais fácil do que parece – assista ao vídeo!)

6) É um áudio ou um vídeo? Resuma o acontecimento e faça uma pesquisa no buscador

Publicidade

7) Pergunte à pessoa que encaminhou a notícia de quem ela recebeu e se essa pessoa conseguiu verificar a informação.

Lana destacou ainda que a criação e propagação de uma notícia inverídica está relacionada a um interesse pessoal de convencimento.

“O ponto que a gente precisa chamar a atenção é que as fake news, normalmente, elas estão associadas a paixões ou interesses. Então o que é uma das principais características que fazem com que as pessoas levem a diante uma fake News sem antes avaliar? É justamente porque aquele conteúdo da notícia falsa, ele compactua com o interesse da pessoa. Aquilo que a pessoa quer que seja verdade, então isso faz com que as pessoas levem à diante”.

A jornalista destacou ainda que existem agências de checagem que ajudam a detectar notícias falsas de forma online.

É importante destacar que o compartilhamento de notícias falsas e boatos é crime no Brasil e as penas para esses crimes podem chegar a quase três anos. São crimes previstos e tipificados pelo Código Penal e pelo Código Eleitoral.

Publicidade

Fonte: Grande Picos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS