Connect with us

Bocaina

Jovens de Bocaina marcam a nova geração do tradicional Reisado; vídeos

Publicado

em

O Reisado é anualmente celebrado no dia 06 de janeiro – Dia de Reis – como festa comemorativa ao natalício de Jesus Cristo, e homenageia também os Reis Magos.

A festa é realizada com dança, música e os brincantes trajados com fantasias e máscaras coloridas, ornamentadas com fitas, entre outros adornos. Além disso é utilizado um bastão com objetos que produzem barulho ao ser batido no chão e muitas músicas são entoadas pelos dançadores.

Animais e lendas ganham formas e vida no reisado. A Burrinha, Sariema, Joaquim Costa Barreira, Boi, Velho Moreira, Dama, entre outros, cada um tem uma simbologia.

Para dar continuidade a essa tradição e importante manifestação cultural em Bocaina, surgem os jovens que carregam o conhecimento herdado dos ancestrais.

Na noite de sábado (08) o grupo deu o ponta pé como marco da nova geração, formado por Paulo Vinícius, Ramon e Renan (caretas); Firmino (burrinha); Alisson e Edigleyson (figuras) e os tocadores: Joaquim, Zé Bidanga e Antônio Bidanga. (Trio dos Bidangas).

A apresentação aconteceu na igreja do povoado Vila Criola, durante o festejo de Nossa Senhora Aparecida, na zona rural do município.

Paulo Vinicius destacou que essa foi a primeira apresentação. O brincante ressaltou que surgiu a partir da ideia do padre Feitosa, pároco de Nossa Senhora da Conceição, e que já vem sendo alimentada há algum tempo. O evento que pode se destacar como influente foi o reisado realizado no dia 06 de janeiro deste ano.

Publicidade

CONTEÚDO RELACIONADO

Reisado em Bocaina mantém viva tradição religiosa e valorização cultural


O jovem disse, em acordo com os demais membros, que o grupo pretende continuar com as apresentações.

“Isso é uma cultura que vem não só das gerações de nossos pais e nossos avós, vem de muito antes”, enfatiza o grupo.

Em Bocaina por vários anos e até mesmo décadas o Reisado foi praticado pelos irmãos Antônio Corró e Luís Corró (Grupo Os Corrós), Seu Abraão (in memoriam), pelo grupo de reis Os Teodoros, poeta Anísio Ferreira, entre outros importantes personagens responsáveis pela preservação e influência na cultura bocainense.

Publicidade

Veja vídeos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS