Connect with us

GERAL

Leilões do Detran são opções para comprar veículos mais baratos

Publicado

em

Com valores abaixo do mercado, os veículos leiloados pelo Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) chegam a ter preço, em média, 30% menor que o de tabela. Em 2015, o órgão realizou 10 leilões em quatro cidades do estado. Ao todo, 1.391 lotes foram arrematados somente neste ano.

Em Teresina, foram realizados sete leilões. As cidades de Parnaíba, Floriano e Picos também sediaram as arrematações. Ao todo, 1.182 motos e 34 carros voltaram a circular. Além dos veículos em condições de circulação, os participantes também arremataram 162 motos e 13 carros sem condições de circulação, para serem utilizados apenas como sucata.

Atualmente, cerca de 3 mil veículos se encontram retidos no deposito do Detran. Deste total, 2.500 são motocicletas, o que representa 83% dos veículos apreendidos. “O principal motivo da apreensão dos veículos é o licenciamento em atraso. Muitas pessoas permanecem na cultura de que o veículo pode trafegar pela cidade e interior sem estar com a documentação em dia”, afirma o diretor de Infrações do Detran, Levi Gomes.

De acordo com o diretor, os veículos permanecem no pátio porque muitos proprietários, ao terem o veículo apreendido em blitzen de fiscalização, deixam de fazer o resgate, por ser obrigatória a quitação dos débitos. “Por terem um preço menor que os veículos do mercado, em tempo de crise, muitos piauienses tem aproveitado essa oportunidade para comprar um veículo. A maioria encontra-se em bom estado de conservação e o índice de sucatas é bem menor”, destaca Levi.

Em 2016, cai para 60 dias o prazo para leilão

Publicidade

Uma recente mudança no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) vai facilitar o leilão de veículos apreendidos a partir de 2016. Carro, moto ou caminhão que chegarem ao pátio dos departamentos estaduais de Trânsito (Detrans) ficarão à disposição do dono por até 60 dias e não mais 90, como é hoje.

A superlotação é um dos motivos que levaram à aprovação da nova regra no CTB. Para Levi, a lei é benéfica, uma vez que encurta prazos, contribuindo para a redução da superlotação dos pátios do órgão.

“Dentro desta vacância da lei, período em que ela é promulgada e entra em vigor, nós estaremos aguardando a regulamentação pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e também faremos adaptações para fiscalizar e efetivar execução da legislação’, comenta o diretor.

A mudança também vai ajudar os órgãos estaduais de trânsito a resolverem um problema antigo: O dos carros que eram leiloados várias vezes e não eram arrematados por falta de interessados. Levi Gomes esclarece que, os carros e motos apreendidos vão passar por, no máximo, dois leilões. Se não aparecer ninguém interessado a comprar, a legislação autoriza a venda como sucata.

“O texto também diferencia os veículos aptos a trafegar e os classificados como sucata. O veículo, por mais que esteja em boas condições, que não for arrematado depois de dois leilões, será leiloado como sucata, só vai servir para desmanche, não podendo voltar à circulação”, declara o diretor.

Publicidade

 

Governo do Piauí

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS