Connect with us

GERAL

Mais de 420 mil piauienses devem ser imunizados contra pólio e sarampo

Publicado

em

O Brasil já se prepara para iniciar a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e sarampo. O lançamento da campanha será neste sábado, 08 de novembro. No Piauí, segundo dados do Ministério da Saúde, 420.687 crianças estão entre o público-alvo que deverá ser imunizado. A campanha segue até o dia 22 de novembro e a expectativa é vacinar pelo menos 95% do público.

Neste ano, o Ministério da Saúde enviou para o Piauí 311.300 doses da vacina contra a poliomielite para ser imunizado um público- -alvo composto de 222.359 crianças, com idade entre 6 meses e cinco anos. Já a vacina contra o sarampo foram enviadas ao Estado 238 mil doses, para abranger um público-alvo de 198.328 crianças com idade entre 1 e 5 anos incompletos.

Segundo a coordenadora de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde, Doralice Lopes, já houve as reuniões com os representantes das regionais de saúde para explicar como deverá ser a estratégia para imunizar um maior número de pessoas. “As vacinas também já foram distribuídas desde a semana passada. Somente uma parte da tríplice viral, que protege contra o sarampo, foi entregue, mas essa finalização deve acontecer nos próximos dias, logo que o Ministério da Saúde faça o repasse das doses restantes”, pontua.

Diferentemente da vacinação do HPV, que não há prazo de finalização, a campanha de vacinação contra a poliomielite e sarampo tem data para acabar. Por isso, a Sesapi está orientando os municípios a buscar o maior número de parcerias para intensificar o trabalho de vacinação. “A orientação é buscar parcerias com os órgãos de educação, para levar a campanha para as escolas, e também buscar o apoio da comunidade por meio de Associações de Moradores”, orienta. Ano passado, a Sesapi conseguiu vacinar 94,23% do público alvo contra a poliomielite e 76,3% do público-alvo contra o sarampo.

Fonte: Portal O Dia

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS