Connect with us

GERAL

Mais de 90% dos pedidos de Seguro Desemprego são pela internet

Publicado

em

Mais de 90% dos requerimentos de Seguro Desemprego feitos por trabalhadores brasileiros, na primeira quinzena de abril, foram protocolados através da internet. O comportamento define a mudança verificada ainda antes do início da quarentena por conta do novo coronavírus. No Piauí, o percentual é um pouco mais baixo, mas mostra que o novo procedimento está chegando mesmo para ficar: 83% dos requerimentos foram via internet, contra um índice de apenas 2,2% verificado na primeira quinzena de abril do ano passado.

O Superintendente Regional do Trabalho, Felipe Salha, avalia que o novo processo está sendo bem assimilado e que os índices só não são mais expressivos por alguns problemas iniciais de cadastro – por exemplo, um erro na grafia do nome da mãe ou do próprio trabalhador. Mesmo assim os números são reveladores. Na primeira quinzena de abril de 2019, o número de requerimentos protocolados no Piauí chegou a um total de 2.474 pedidos de seguro desemprego. Desses, apenas 54 (2,2%) foram através da internet. No mesmo período, este ano, foram 1.961 pedidos, com 1.628 (83% do total) através da internet. No Brasil, ano passado os requerimentos por internet representaram 1,6%, contra os 90,2% deste ano.

Os dados do Seguro Desemprego no Brasil foram acessados ontem pela coluna, em documento da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, ligada ao Ministério da Economia, e que responde pelas atribuições do antigo Ministério do Trabalho. O documento traz uma série de informações a respeito desse benefício que atende o trabalhador que fica sem trabalho. Confira algumas informações (disponíveis na galeria de gráficos, abaixo):

• Mais SD em 2019: o número de pedidos de Seguro Desemprego é maior em 2019 que em 2020 (somente na primeira quinzena de março há mais pedidos este ano que no ano passado).
• Pior e melhor na Região Norte: o estado com maior percentual de requerimentos por internet é o Amazonas (99,6%). É também da Região Norte o pior, Roraima (36,8%).
• Piauí, um quinto a menos de SD: o Piauí teve na primeira quinzena de abril deste ano 1.961 pedidos de Seguro Desemprego, cerca de 20% menos que no mesmo período do ano passado.
• Piauí é 21º geral: no mês de março passado, último mês com dados fechados, o Piauí é 21º colocado em número de seguros requeridos. Foram 4.361 solicitações.

Cidade Verde

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS