Connect with us

GERAL

MASSAPÊ | Escola Municipal promove Semana da Consciência Negra; veja fotos

Publicado

em

No Brasil, o Dia da Consciência Negra é celebrado no dia 20 de novembro, com o objetivo de promover uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana em relação a identidade cultural brasileira. A música, a política, a religião e a gastronomia, entre várias outras áreas, foram profundamente influenciadas pela cultura negra.

No município de Massapê do Piauí, a data foi lembrada pela Escola Municipal João Manoel da Costa, que promoveu, no período de 19 a 23 de novembro, a Semana da Consciência Negra.

Dentre os objetivos, promover a conscientização dos alunos a respeito das desigualdade racial, principalmente, na educação, e discutir a questão racial, o preconceito e a discriminação racial em nossa sociedade, bem como as relações que existem entre as classes sociais.

Durante a Semana, diversas atividades foram realizadas com os alunos da referida unidade escolar, envolvendo todas as disciplinas através do teatro, danças, jogos e brincadeiras afro-brasileiras, apresentação de textos e poemas, realização de rodas de capoeira, feira gastronômica da culinária negra, jogos e concurso de beleza e arte sobre a temática.  Para o evento, o pátio da escola, que foi palco da Semana, foi decorado com painéis, faixas, cartazes e outros materiais produzidos durante o período trabalhado.

Ao final, a professora Lúcia Sousa, que esteve à frente da realização da Semana da Consciência Negra, agradeceu a todos que colaboraram para o acontecimento do evento. “Foi uma Semana de muito aprendizado.”, disse, salientando esse trabalho reforça a formação de cidadãos mais conscientes e respeitosos.

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS