GERAL

MASSAPÊ: Saúde promove atividades pelo ‘Dia Nacional de Conscientização sobre Zumbido’

Publicado

em

A Secretaria de Saúde do município de Massapê do Piauí promoveu, nesta quarta-feira (11), atividades alusivas ao ‘Dia Nacional de Conscientização sobre Zumbido’. O fonoaudiólogo do NASF, Dr. Manoel de Sousa Carvalho Neto, ministrou palestras com a temática ‘Conscientização sobre zumbido para as Crianças’, orientando alunos da ‘Creche Tia Biluca’ para cuidados com os ouvidos. “Eles são fundamentais para a qualidade de vida!”, pontuou.

O zumbido no ouvido é um barulho incômodo que uma pessoa escuta sem a existência de uma fonte sonora. É comum depois que um indivíduo frequenta ambientes ruidosos, como festas e shows, que podem destruir as células do ouvido. “Assim que o zumbido surge, deve-se procurar um especialista no caso o otorrinolaringologia. Quanto mais cedo isso for feito, maior é a chance de se ter sucesso no tratamento”, alertou o fonoaudiólogo.

Dr. Manoel Neto explicou o que pode causar o zumbido nas crianças. “Ele vem antes da perda de audição. Várias causas de zumbido já são conhecidas, algumas até são fáceis de tratar, e uma única pessoa pode ter várias causas associadas”, disse.

Orientações de prevenções sobre o zumbido foram esclarecidas para as crianças, como evitar a exposição ao som alto por longos períodos, citando como exemplos comuns, as festas, fones de ouvido, trios elétricos, rojões e apitos, e a alimentação, cujos erros alimentares mais comuns são jejum prolongado, abuso de cafeína, de doces e gorduras.

O fonoaudiólogo explica que existe tratamento. “Alguns são simples, outros sofisticados. Crianças e adolescentes devem ser tratados diferente dos adultos e idosos. É necessário investigar corretamente as causas”, disse. O tratamento precoce é fundamental.

Publicidade

Após as palestras, o fonoaudiólogo apresentou de forma lúdica às crianças a turma do Audibelinho, que é uma turma de personagens divertidos que moram dentro do nosso ouvido e sabe tudo sobre audição: Audibelinho: O aparelho auditivo amigo de todos; Tim Pano: balança o tempo todo para levar o som para dentro; Marcelo Martelo: chacoalha com a vibração do Tim Pano e suas marteladas levam o som para o próximo amigo; Caubi Gorna: sua cabeça é chata de tanto levar martelada e sai vibrando para continuar levando o som; Estribo Wonder: O cowboy gosta da farra e faz a Dona Cóclea balançar um monte; Dona Cóclea: Delicada e sensível, ela recebe o som e organiza, levando finalmente para o cérebro, fazendo com que a gente escute tudinho.

Após a apresentação da turma do Audibelinho, as crianças se divertiram pintando os personagens que moram dentro do ouvido.

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile