Connect with us

GERAL

Maternidade no PI proíbe que menina de 13 anos que foi violentada  fosse acompanhada pela mãe durante parto

Publicado

em

Uma adolescente de 13 anos, vítima de abuso sexual, foi impedida de ter o acompanhamento de familiar durante o parto, na manhã desta segunda-feira (10/05), em uma maternidade de Teresina. Este é mais uma capítulo da traumática história de uma jovem teresinense, e que há pouco menos de um ano engravidou, após ter sido violentada pelo próprio padrinho. A denúncia foi feita pelo titular do Conselho Tutelar da zona Leste, Ivan Cabral.

O argumento dado pela direção da unidade é de que seguem a determinação de uma portaria baixada pela Prefeitura de Teresina. O documento proíbe a presença dos pais ou de qualquer outro acompanhante na hora do parto como medida de proteção contra a Covid-19.

Para o conselheiro Ivan Cabral, a decisão fere o principio da legalidade. Isso porque o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) garante que a gestante tem direito a “acompanhante de sua preferência durante o período do pré-natal, do trabalho de parto e do pós-parto imediato”.

“Estou chamando atenção porque está garantido na Lei. Nós como órgão fiscalizador temos que fazer valer a Lei. Se a FMS determinou essa portaria, por que não o fizeram de maneira diferente? Faz uma testagem ou uma triagem [para o acompanhante]? Como deve ter ficado uma adolescente e uma mãe que psicologicamente já estão enfrentando uma situação dessas, em que [a jovem] foi abusada sexualmente e quando chega ao local também é rejeitada?”, questionou. 

Titular do IV Conselho Tutelar, Ivan Cabral (Foto: Reprodução/ WhatsApp)

Após a intervenção do Conselho, a maternidade permitiu que a vítima tivesse o acompanhamento. Inicialmente, a garota teria a companhia da mãe. No entanto, diante de toda a consternação para a família, uma tia foi indicada para adentrar a sala de parto junto da sobrinha.

Ivan Cabral pontuou que não daria mais detalhes sobre o caso, sobretudo a identificação da maternidade envolvida, para proteger a identidade da vítima. Mas, confirmou que seria unidade ligada a rede municipal de saúde.

HISTÓRICO DE OMISSÕES

Não é o primeiro histórico de omissão do poder público neste caso. Anteriormente, maternidade na capital também deixou de informar o Conselho Tutelar sobre a violência sexual, após realizar exame na vítima.

Publicidade

Na época, os pais teriam percebido as mudanças no corpo da menina e a teriam levado em uma unidade médica para confirmar a gravidez. No local, a vítima de 13 anos, inclusive, realizou uma ultrassom, mas o hospital não notificou o Conselho Tutelar a respeito da violência sexual, conforme consta na Lei.

Foi apenas após certo tempo e uma nova consulta em outra maternidade que os conselheiros, através do Serviço de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Sexual (SAMVVIS), foram informados sobre o crime.

Na época, a adolescente relatou que não teria sido a primeira vez em que foi violentada pelo padrinho. Durante as agressões, o homem a teria ameaçado e oferecido dinheiro para que ela ficasse calada.

O QUE A FMS DIZ

Procurada pelo OitoMeia, a Fundação Municipal de Saúde (FMS), através da assessoria, informou que não pode dar informações sobre esse caso.

 

Publicidade

Fonte: Oito Meia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS