MEC pode ampliar para 8 número de mestrados para professores da rede estadual
Publicado por: Odaliana Carvalho Veloso | Data: 03/12/15

MEC pode ampliar para 8 número de mestrados para professores da rede estadual

O governador Wellington Dias e a secretária da Educação (Seduc), Rejane Dias, apresentaram, nesta quarta-feira, em Brasília, ao presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Carlos Afonso Nobre, proposta de ampliação de cursos de mestrados profissionais no Estado. O objetivo é aumentar as oportunidades para formação de professores da rede pública e servidores do Estado.

A Seduc propôs ampliar, no Piauí, a oferta dos oito mestrados profissionais ofertados pelo Ministério da Educação, como o ProFis (Física), Profmat (Matemática) e ProfLetras (Letras Português). Atualmente está em funcionamento no Estado apenas o curso de Letras, promovido pela Universidade Estadual (UESPI). Porém, a Seduc já negocia com instituições de ensino superior locais a oferta dos demais, para que os professores da rede estadual tenham mais oportunidades de acesso.

Novos Mestrados – Além dos mestrados do MEC, a Seduc também propôs a oferta de mostrados profissionais em Educação e Gestão Pública, em parceria com a Universidade Estadual. Na reunião, ficou acertado que a Capes vai encaminhar ao Estado um representante para elaborar os projetos de cada curso para posterior aprovação da entidade.

O mestrado profissional é voltado para atividades específicas, como a gestão de escolas. Os cursos dos programas do MEC poderão ser ofertados pelas universidades Federal, Estadual e IFPI. “Trabalhamos para contribuir com a formação continuada dos professores e gestores da nossa rede de educação. Além disso, estamos buscando cumprir a meta do Plano Estadual de Educação, que estabelece percentuais de 30% de mestres e 20% de doutores entre nossos professores em um prazo de 10 anos”, comentou a secretária da Educação, Rejane Dias.

A reunião também contou com a presença do secretário da Administração, Francisco José Silva; pró-reitor da UESPI, Geraldo Júnior; Superintendente de Ensino Superior da Seduc, Carlos Alberto, e de diretores da Capes.

 

Cidade Verde

 

 

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

GERAL

Lula embarca para velório do neto Arthur

O ex-presidente Lula embarcou neste sábado, 2, de Curitiba para São Paulo para comparecer ao velório do neto Arthur Araújo Lula da Silva, de 7 anos. Por volta das 7h,

GERAL

Secretaria estadual lança edital de incentivo à Cultura e recebe projetos até dia 17

Inicia na próxima segunda-feira (03) o período de inscrições de projetos para o Sistema Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC). O prazo vai até o dia 17, nesse período, os interessados devem

Caridade do Piauí

Novena missa e show com Ministério Fogo Abrasador marcam 6° noite de festejos em Caridade do PI

A comunidade católica do município de Caridade do Piauí participou na última segunda-feira, 18, de mais uma noite dos festejos de seu padroeiro, Sagrado Coração de Jesus. A missa novena