Connect with us

GERAL

Médica gastroenterologista explica como prevenir câncer que vitimou Pelé

Publicado

em

A médica gastroenterologista Nara Laís, explicou como previr o câncer colorretal, que vitimou fatalmente o ex-jogador de futebol Pelé – morto no dia 29 de dezembro de 2022. Ela informou que o câncer do cólon é o terceiro que mais mata no Brasil, e a melhor forma de se prevenir é através da realização de exames, principalmente a colonoscopia. “Geralmente é indicada a partir dos 45 anos ou mais, é um exame tranquilo”, comentou.

A médica Nara Laís informou que o paciente é sedado quando da realização do exame. “É introduzido um tubo flexível, através desse tubo conseguimos ver pólipos e lesões pré-malignas que podem ser retiradas a tempo”, frisou.

Aparelho de colonoscopia

Sobre os sintomas os quais as pessoas devem estar atentas, a médica listou: perda de peso, anemia, sangue nas fezes, alteração no formato das fezes – fezes mais finas, forte dor abdominal ao evacuar.

“Tudo isso é sinal de alarme, deve chamar atenção do paciente a procurar um especialista e até fazer um exame de colonoscopia. É um exame de rastreio desse tipo de câncer se o paciente tiver histórico familiar”, relatou.

O aumento para o surgimento desse tipo de câncer entre os brasileiros está relacionado aos hábitos alimentares. A médica Nara Laís citou o excesso de alimentos ricos em gordura, muita carne vermelha, muitos condimentos, enlatados. Maus hábitos como o tabagismo também contribuem.

A médica reforça que a consulta regular com um médico especialista e a realização dos exames, caso da colonoscopia, podem salvar vidas.

Publicidade

Fonte: Boletim do Sertão | Foto: Jailson Dias

Facebook

MAIS ACESSADAS