Connect with us

GERAL

Mel do Piauí é exposto em feira de alimentos orgânicos na Alemanha

Publicado

em

Mel do Piauí é exposto na Biofach, feira internacional de orgânicos que foi realizada no período de 12 a 15 de fevereiro, na Alemanha.
A Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro (Casa Apis) do Piauí, que é composta por sete cooperativas, desde 2008 vem incentivando o consumo do mel produzido por aproximadamente 100 mil famílias no Piauí, sendo 75% da agricultura familiar. A Casa Apis levou amostras do produto que foram expostas no na Biofach em potes e bisnagas de mel orgânico.
A maior feira de negócios do setor orgânico internacional, recebe cerca de 30 mil visitantes a cada edição. Participaram da Biofach, 13 empreendimentos da agricultura familiar brasileira dos seguintes estados: Acre, Bahia, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul e Rondônia. A exposição das cooperativas foram no Pavilhão do Brasil – Agricultura Familiar, que este ano teve 112 m².
“A Biofach é um evento que nos ajuda a articular vendas com clientes que queiram trabalhar com o mel brasileiro. Desta vez, queremos fazer negócios com o mel de forma fracionada, ou seja, agregar valor, disponibilizando o produto em embalagens e não somente o mel a granel em tambores”, assinala o gerente Comercial da Casa Apis, Wellington Dantas.
Ainda segundo Dantas, 80% da venda do mel produzido no Piauí,  vai  para o mercado externo, principalmente para os Estados Unidos e Europa. Em 2013, foram vendidas mais de 300 toneladas do mel a granel em tambores, para outros países. O produto é comercializado no exterior na sua forma convencional, orgânica, bem como, com certificação fair trade (comércio justo).
Mercado interno
No Brasil, a Casa Apis tem parceria com a rede de supermercados do Grupo Walmart no Nordeste e Sudeste. O mel orgânico é vendido em potes de vidro, bisnaga e spray com própolis. O novo projeto é comercializar o mel em pequenas embalagens descartáveis. Em 2013, mais de 60 toneladas foram vendidas nacionalmente. “Também entramos com propostas no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para comprar dos cooperados e formar estoque. Além disso, pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), nosso mel vai para as escolas, o que incentiva ainda mais o consumo”, comemora Wellington Dantas.
De acordo com o gerente comercial, o mel processado pela Casa Apis é extraído de floradas nativas encontradas em ambiente natural, possibilitando a produção de um mel totalmente puro, livre de qualquer resíduo químico.
Fonte: Cidade Verde

Facebook

MAIS ACESSADAS