GERAL

Membros da ALVAR apresentam propostas de incentivo à Educação e Cultura de São Julião

Publicado

em

Membros da Academia de Letras do Vale do Riachão (ALVAR) estiveram na cidade de São Julião nesta sexta-feira, 05 de fevereiro, com a finalidade de apresentar oficialmente, de forma presencial, a instituição para gestores das secretarias e do Executivo municipal.

O território do Vale do Riachão é composto por seis municípios que são: Bocaina, Alagoinha do Piauí, Francisco Santos, São Julião, Santo Antônio de Lisboa e Monsenhor Hipólito.

Durante o encontro entre os acadêmicos e equipe de educação e cultura do município sãojuliãoense foram apresentados os objetivos e propostas da Alvar nas áreas artística, educacional e cultural.

O presidente da ALVAR, professor, Nilvon Batista, destaca que haverá novos encontros nos demais municípios que integram o Território do Vale do Riachão objetivando a apresentação da instituição e o estabelecimento de parcerias para realização de eventos que abrange cultura e educação. Entre outras, a proposta da academia é que sejam criadas disciplinas nos níveis de ensino médio e fundamental para o desenvolvimento da arte e cultura de cada cidade.

“Estivemos em São Julião para apresentar a Academia, conversar com o poder público, gestores e secretárias de Cultura e Educação. Nós iremos fazer esses encontros nos seis municípios para apresentar, mostrar os nossos objetivos e estabelecer parceria para eventos na área da cultura e educação. A nossa proposta é que se criem disciplinas no ensino médio e fundamental que trabalhem a arte e a cultura da cidade. Futuramente queremos oferecer subsídios artísticos-culturais nos seis municípios que compõem a ALVAR, ou seja, não apenas do próprio município, mas de todos que integram a academia”, explica o presidente.

Publicidade

Nilvon disse que de início a proposta é trabalhar arte e cultura nas escolas das cidades e afirmou que o encontro desta quinta foi produtivo e bem aceito pelos gestores sãojuliãoenses.

Presidente da Alvar, professor Nilvon Batista / Imagem de arquivo pessoal

“Inicialmente estamos propondo para que se trabalhe nas escolas a arte e a cultura local de cada município, e esse foi o objetivo da nossa reunião. O encontro foi bem produtivo. Os secretários, o vice-prefeito e os professores presentes, receberam a proposta com muito entusiasmo, e se comprometeram a conversar com o prefeito e incluir no currículo esse conteúdo”, explica Nilvon.

A exemplo, em Santo Antônio de Lisboa, a proposta foi muito bem recebida pelo secretário de Educação, e foi criada a disciplina, ou seja, não será um conteúdo só trabalhado em outras matérias como interdisciplinaridade, ela vai ter o seu conteúdo próprio que é Artes e Cultura de Santo Antônio de Lisboa.

No encontro em São Julião, esteve presente a secretária de Cultura de São Julião, Welyda Ramos, que elogiou a iniciativa e destacou que de São Julião três artistas integram a Alvar. A gestora explicou que o prefeito, Dr. Samuel Alencar não pôde estar presente, mas deixou seu total apoio à categoria.

“Foi uma visita boa para o nosso conhecimento sobre a ALVAR, onde tem três acadêmicos do nosso município. Ele como presidente nos prestigiou com sua presença e grande conhecimento artístico e literário regional. Terá nosso apoio no desenvolvimento cultural e conhecimento da nossa literatura”, afirmou a secretária Welyda Ramos.

Publicidade

A secretária de Educação de São Julião, Valdinara Almeida, destaca a importância da parceria da ALVAR, em especial para a educação do município.

“Essa parceria com a ALVAR vai contribuir com a valorização dos artistas da nossa cidade e região. O encontro foi enriquecedor e nos incentivou ainda mais a tratarmos sobre a arte e a cultura da nossa cidade nas escolas. Essa abordagem visa contribuir para que os nossos alunos aprendam sobre nossas história e tradições e assim valorizem nossa cultura, nossos artistas e as manifestações artísticas locais”, disse.

Participaram do encontro, o vice-prefeito Dr. Leonardo Rocha; o secretário de Governo, Idelbrando José de Sousa; a supervisora de ensino, Claudete Alencar; a subsecretária da Assistência Social, Flaviana Alzira; o presidente da Alvar, Nilvon Batista; o professor, escritor e acadêmico Francisco de Assis e a professora Raimunda Leonilia.

Academia de Letras do Vale do Riachão

Criada em 16 de agosto de 2020, a Academia de Letras do Vale do Riachão (ALVAR), sediada na cidade de Santo Antônio de Lisboa (PI), abrange a região geográfica compreendida pelo município sede e os municípios de Bocaina, Francisco Santos, Monsenhor Hipólito, Alagoinha do Piauí e São Julião. Tem por finalidade promover o desenvolvimento literário, artístico e cultural da referida região, funcionando como pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, conforme normas estabelecidas no Estatuto, complementadas por seu Regimento Interno.

Publicidade

Matéria Relacionada: Escritores se reúnem em assembleia e fundam Academia de Letras do Vale do Riachão


Inicialmente, assinaram a ata de fundação 25 acadêmicos, dentre eles, três do município de São Julião, tais como, a professora e poetisa, Raimunda Leonilia de Carvalho Silva (Raimundinha), cadeira n° 08; o professor, poeta e cronista, Francisco de Assis Sousa, cadeira n° 14; e o acadêmico de História, poeta e cronista, Rômulo Rossy Leal Carvalho, cadeira n° 24.

A diretoria da ALVAR, a mais nova academia de letras da região é composta pelo  presidente Nilvon Batista (Santo Antônio de Lisboa); vice-presidente, Samuel Nascimento (Alagoinha do Piauí); 1º secretário, Francisco Valentim (Santo Antônio de Lisboa); 2º secretário, Marli Veloso (Bocaina); 1º tesoureiro, Geovane Leal (Francisco Santos) e 2º tesoureiro, Francisco de Assis Sousa (São Julião).

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile