Connect with us

GERAL

Meteorologia prevê aumento da incidência de raios no Piauí em 2016

Publicado

em

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) prevê um aumento de pelo menos 20% na quantidade raios nos próximos meses em todo o Brasil. No Piauí, a realidade não é diferente e o aumento deve ocorrer principalmente a partir de março. A elevação nas quedas de raio é consequência do aumento da temperatura, consequência do fenômeno El Niño.

Segundo a meteorologista Sônia Feitosa, gerente de Hidrometeorologia da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMAR) a capital Teresina, já conhecida como Chapada do Corisco, pode sofrer ainda mais com os raios.

“A incidência de descargas elétricas acontecem mais em regiões quentes. Esses lugares estão suscetíveis à incidência dos raios. Antigamente a gente via mais as descargas elétricas no campo, mas outro estudo mostra que hoje está sendo mais nos centros urbanos, porque os centros urbanos estão ficando mais aquecidos”, falou.

Diante da situação, a melhor saída é se proteger e o para-raios ainda é a principal medida de proteção contra as descargas elétricas. Segundo o engenheiro eletricista Fabricio de Moraes, o equipamento é indispensável em torres e prédios e deve passar por manutenção constantemente.

“A manutenção tem que ser feita regularmente, principalmente nas seguintes situações: quando houver mudança na cobertura da edificação, quando se verificar alguma avaria nos componentes do sistema de para-raios e após detectar que ocorreu a queda de uma descarga, pois aí é preciso ver as condições dos componentes e principalmente verificar a existência do aterramento”, falou.

Publicidade

 

G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS