Connect with us

GERAL

Ministério da Saúde anuncia redução da quantidade de vacinas BCG enviadas ao Piauí

Publicado

em

O Piauí terá redução na quantidade de vacinas BCG enviadas ao estado, conforme nota técnica enviada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (13). A diminuição das doses ocorrerá em razão da dificuldade na aquisição da vacina.

A BCG protege contra a tuberculose, que é uma doença infecciosa com transmissão aérea. A vacina deve ser aplicada logo após o nascimento da criança, ainda na maternidade.

Diante do comunicado, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) encaminhou uma nota técnica aos municípios informando da redução no quantitativo a ser recebido por cada cidade.

“A previsão do Ministério é de manter esta readequação pelos próximos sete meses. Diante disso pedimos o uso racional desta vacina por este período”, disse a coordenadora de Imunização da Sesapi, Kássia Barros.

O g1 procurou a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí para comentar como ficará a vacinação dos recém-nascidos no estado, mas o órgão não se posicionou sobre o assunto.

Publicidade

“A pasta ainda não sinalizou o quantitativo de cada estado, mas reforçou a importância da alimentação oportuna dos sistemas de informação quanto ao registro das doses de vacina administradas e das perdas vacinais, para que possam acompanhar e monitorar a vacinação nas pelos estados e realizar as adequações necessárias na reprogramação do envio das doses”, informou a Sesapi.

Até maio, o Piauí recebeu do Plano Nacional de Imunização 93.240 doses da vacina BCG.

Fonte: G1 Piauí

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS