Connect with us

GERAL

Ministério Público abre inquérito para investigar atendimento do IML de Parnaíba

Publicado

em

O Ministério Público do Piauí instaurou, na terça-feira (14), um inquérito civil para investigar o atendimento do Instituto Médico Legal de Parnaíba, no litoral do Piauí. De acordo com o promotor Rômulo Cordão, a ação foi movida após o órgão averiguar o caso de um idoso que esperou cerca de 12 horas pela liberação do corpo do genro e da esposa, vítimas de acidente de trânsito.

No caso citado, o Departamento de Polícia Técnico-cientifica (DPTC) comunicou em nota que o médico legista escalado não compareceu por estar doente. A Secretaria de Segurança Pública (SSP), afirmou, também em nota, que a situação foi pontual. Leia as notas completas no fim da reportagem.

“Infelizmente não foi um caso pontual. Vem acontecendo isso de forma reiterada. Na terça-feira (14), nos dirigimos ao IML e percebemos que não só essas vítimas de acidente de trânsito não tinham sido liberadas, como outras, vítimas de morte violenta ainda não tinham sido liberadas”, afirmou o promotor.

“Infelizmente não foi um caso pontual. Vem acontecendo isso de forma reiterada. Na terça-feira (14), nos dirigimos ao IML e percebemos que não só essas vítimas de acidente de trânsito não tinham sido liberadas, como outras, vítimas de morte violenta ainda não tinham sido liberadas”, afirmou o promotor.

O promotor informou que também será investigada a estrutura do IML para os trabalhadores. “Verificamos que faltam motoristas e não há auxiliar de necropsia, mas já temos um procedimento sobre isso em aberto. São questões que precisam ser resolvidas urgentemente”, disse.

Publicidade

Quanto à quantidade de legistas, Rômulo Cordão afirmou que o número de profissionais do IML de Parnaíba é suficiente para garantir a prestação do serviço.

“São seis médicos legistas, então é uma escala tranquila no sentido de ter profissionais todos dias. Causa perplexidade o cidadão chegar lá e o corpo não ser liberado por falta de legista”, declarou.

João Francisco Pereira gravou um vídeo, na manhã de terça, fazendo um apelo ao governador do Piauí e ao secretário de Segurança Pública do estado para que providenciem médico para o Instituto Médico Legal (IML) de Parnaíba,

“Quero fazer um apelo ao governador do estado e ao secretário de Segurança que providenciem médico para o IML. Estou com dois corpos da minha família desde ontem, cinco horas da tarde. Não tem atendimento à noite e de dia, eu ‘tô’ aqui desde as 8h até ‘essa data’ e ainda vou viajar para Teresina levando os corpos, por favor, por favor, governador, resolva essa situação”, disse o idoso.

João Francisco Pereira esperou mais de 12 horas pela liberação do corpo do genro e da esposa, ambos mortos em consequência de um acidente de trânsito em Luís Correia, na segunda (13). O Governo do Estado e a Secretaria de Segurança Pública ainda não se manifestaram sobre o ocorrido.

Publicidade

Os corpos aguardados por João Francisco Pereira eram do funcionário público José Geovane Gomes Filho, de 38 anos, e de Ilza de Oliveira Pereira.

Após a liberação, eles foram levados para Teresina, onde foram velados, na noite de terça, e sepultados na manhã desta quarta, em um cemitério na Zona Sudeste da capital.

Os filhos do idoso, Renato de Oliveira Pereira e Lina Carla de Oliveira Pereira, que estavam internados no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba, foram transferidos para Teresina na tarde de terça

Renato foi levado para o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU/UFPI) através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Aéreo e Lina foi encaminhada para o Hospital de Terapia Intensiva (HTI), no bairro Piçarra, Zona Sul da capital.

A colisão entre os dois carros ocorreu na PI-116, próximo à entrada da Praia do Arrombado, em Luís Correia. De acordo com a Polícia Militar do Piauí (PM-PI), testemunhas relataram que a colisão foi provocada por um animal na pista.

Publicidade

Um dos condutores teria tentado desviar do obstáculo e acabou colidindo com o carro que vinha na direção contrária. Em um veículo estava José Geovane, sua esposa, sua sogra e o seu cunhado.

O outro carro envolvido no acidente era conduzido por um empresário de Parnaíba, identificado como Ronald Santos, que também foi levado para o HEDA. Ele teve uma fratura em coluna, não precisou de cirurgia, recebeu atendimento e foi liberado ainda na noite de segunda.

Nota da SSP:

A Secretaria Estadual de Segurança Pública do Estado do Piauí tem conhecimento do fato e informa que o quadro de médicos Legistas na cidade de Parnaíba é suficiente para as demandas da região. Ocorreu uma situação pontual com o médico de plantão que prontamente foi solucionada pelo coordenador da região, os exames foram feitos e houve a liberação para as famílias. A direção do DPTC está trabalhando para minimizar os imprevistos e todos os casos serão devidamente apurados para os devidos esclarecimentos.

Nota do DPTC:

Publicidade

Na tarde de ontem, 13 de setembro de 2021, houve um acidente em Luís Correia com colisão de veículos e resultando em duas vítimas fatais. Foram enviados ao Núcleo macrorregional de Polícia técnico-cientifica de Parnaíba. Segundo o coordenador local não teria havido condições de serem realizados os exames naquele momento, ficando para a data de 14 de setembro; foram periciados em torno de 11:00 hs pelo coordenador, pois o médico legista escalado não compareceu por assegurar estar doente, inclusive aguardando resultado de sua perícia no IASP. O quadro de médicos Legistas é suficiente para as demandas da região e o que ocorreu foi uma situação pontual de suposta doença. Nos casos de dificuldades com pessoal ou alguma outra nossa orientação é entrar em contato com a delegacia regional para solicitar apoio bem como contactar Teresina. Após a dificuldade inicial devido à doença do plantonista, os exames foram feitos e houve a liberação para as famílias velarem. A direção do DPTC está trabalhando para tentar sanar as dificuldades porventura existentes naquela macrorregional e para bem servir a sociedade piauiense. Os motivos da demora na liberação serão devidamente apurados para os devidos esclarecimentos.

Fonte: G1 Piauí

Facebook

MAIS ACESSADAS